• 23ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Cultura Italiana busca trabalhos para apresentação em seminário

    Na última sexta-feira (10) foram abertas as inscrições para trabalhos a serem apresentados no 10º Seminário da Imigração Italiana em Minas Gerais. O prazo é até o dia 15 de agosto. Como tema, o seminário aborda “A Influência Italiana no Desenvolvimento, Cultura e Esportes em Minas Gerais”, que irá ocorrer entre os dias 6 e 10 de outubro deste ano, dentro da modalidade virtual e poderá ser acompanhado via YouTube.
    As tarefas podem ser trabalhos acadêmicos e não acadêmicos, elaborados a partir de pesquisas concluídas ou em andamento, acerca de três tópicos principais: O desenvolvimento econômico e social na diversidade regional mineira, a formação cultural e indenitária em suas manifestações materiais e imateriais e a difusão, organização e popularização dos esportes em Minas Gerais. Conforme a coordenadora do evento, Giusi Zamana, “os Seminários da Imigração Italiana em Minas Gerais são promovidos desde 2005 pela “Ponte entre Culturas” em parceria com instituições e entidades brasileiras e italianas”. A edição deste ano conta com as parcerias do Consiglio Generale degli Italiania ll’Estero (CGIE), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, também tem o apoio institucional, também, do Consulado da Itália em Belo Horizonte.
    Além disso, a logomarca do evento é uma criação do artista plástico italiano Guido Boletti, que desde 2013,reside em São João del-Rei, onde também abriu seu ateliê e se trata de uma homenagem à Gianni Rodari, no centenário do seu nascimento que é comemorado este ano. “Buscamos inspiração no universo criativo da obra de Gianni Rodari para homenagear este grande poeta, educador e escritor com a logomarca do evento, criada por um artista que vive entre Itália e Brasil”, afirma a coordenadora.

    As propostas devem ser enviadas para o e-mail: [email protected].


    Leia Também: 

    https://barbacenaonline.com.br/lei-aldir-blanc-barbacena-deve-receber-perto-de-r1-milhao-para-auxilio-no-setor-cultural/

    https://barbacenaonline.com.br/casa-ditalia-de-barbacena-realiza-concurso-para-colonino-e-colonina/