Cultura: a influência da mitologia grega na indústria do entretenimento

Um dos conjuntos culturais mais influentes e duradouros é a mitologia grega. Com seus deuses, heróis, monstros e epopeias, as narrativas do mundo antigo têm exercido uma intensa influência na cultura popular ao longo dos séculos, sendo a indústria do entretenimento o campo mais fértil para a sua perpetuação.

Desde obras literárias até produções cinematográficas e jogos de videogame, a mitologia grega continua inspirando e cativando o público de todas as idades. Ao trazer aventuras repletas de reviravoltas e lições de humildade e perseverança, ela conseguiu superar o tempo e se manteve atual e necessária nos dias de hoje.

O mundo do entretenimento conta com diversas vertentes e todas elas, em menor ou maior grau, são impactadas pelo legado da Grécia Antiga. A seguir, conheceremos as principais obras modernas inspiradas nas narrativas do mundo antigo. Confira:

Jogos eletrônicos

O mundo dos videogames não poderia ficar de fora dessa lista. A grande maioria dos títulos buscam aventuras épicas para engajar os jogadores e se tem algo que abunda na mitologia grega são maravilhosas jornadas, grandes vilões e desafios homéricos. E a influência mitológica alcança até os mais inesperados gêneros.

Uma série que domina o tema é”God of War”, que segue as aventuras do guerreiro espartano Kratos em sua busca por vingança contra os deuses do Olimpo e conta com 8 jogos lançados para o PlayStation. Inspirado na mitologia grega, o game oferece a oportunidade de explorar um mundo repleto de deuses, monstros e mistérios, enquanto enfrentam desafios épicos e resolvem quebra-cabeças complexos.

No campo do iGaming, a categoria que abriga os jogos de cassino, as histórias do Mundo Antigo também estão presentes. As responsáveis pela entrada da Grécia Antiga no jogo foram os caça-níqueis online, mais conhecidos como slots, que com a transformação digital ganharam um novo território e, mais do que isso, novos designs e temas, que incluem uma grande variedade de jogos inspirados nos mitos antigos, como Zeus, Hércules e Poseidon. Todos os gráficos, símbolos e trilha sonora são baseados nos mitos para levar o jogador em uma viagem pelo Olimpio.

Literatura

Os livros sempre foram o canal principal de contato entre a mitologia grega e o público interessado neste tópico. Além dos grandes clássicos, como Ilíada, Odisseia, ambos escritos por Homero, uma nova leva de contos estão conquistando os leitores.

Uma das novidades de maior sucesso foi escrita por Rick Riordan, que se destacou com uma série de obras que colocou uma reviravolta moderna nas antigas histórias gregas. A saga “Percy Jackson e os Olimpianos” segue as aventuras de um jovem semideus que descobre ser filho de Poseidon, o deus do mar, e é enviado a um acampamento especial para semideuses.

Com uma mistura de humor, ação e referências mitológicas precisas, Riordan conquistou uma base de fãs dedicada e revitalizou o interesse pela mitologia grega entre os jovens leitores. A série inclusive virou filme e teve sucesso nos cinemas, que será o próximo tópico.

Cinema

A Sétima Arte sempre teve nos mitos gregos uma fonte de inspiração. Desde os primórdios do cinema até os dias de hoje, os contos antigos servem de base para a criação de grandes produções, que contam com as tramas bem elaboradas e os desfechos trágicos para conquistar a atenção do público.

Um dos favoritos da crítica é Tróia (2004), com um elenco repleto de estrelas, como Brad Pitt, Orlando Bloom e Eric Bana, a produção retrata uma das passagens mais conhecidas da mitologia, a Guerra de Tróia e como o amor de Paris por Helena condenou todo um povo a um fim trágico. A trama também relata a morte de Aquiles, um dos maiores heróis do Mundo Antigo que morre no fim da batalha pela cidade.

Outra produção cinematográfica de sucesso é 300 (2006), que conta a história de superação e sacrifício dos espartanos para deter a invasão persa, liderada pelo rei Xerxes — interpretado por Rodrigo Santoro. O longa mostra o valor dos soldados espartanos, que mesmo em menor número enfrentam o inimigo de forma feroz e inteligente. A produção foca no calor da batalha, apostando por cenas repletas de ação. Um autêntico relato visceral das batalhas do rei Leônidas de Esparta.

A mitologia grega exerce uma influência duradoura e significativa na indústria do entretenimento. Por meio de livros, filmes, videogames e outras formas de mídia, as histórias antigas dos deuses, heróis e monstros da Grécia continuam encantando e inspirando o público de todas as idades, provando que seu apelo é verdadeiramente atemporal.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais