Take a fresh look at your lifestyle.

Cuidados durante a gestação

0 74

Muito se fala sobre desenvolvimento infantil, mas nem sempre nos lembramos que o desenvolvimento da criança começa antes mesmo dela nascer.

 

  • Qual é a importância dos cuidados na gestação para o desenvolvimento da criança?

 

A gestação é o período determinante para o desenvolvimento da criança. A formação do embrião e o desenvolvimento do bebê são fases muito delicadas que determinarão a vida da criança depois de seu nascimento. Sendo assim, os cuidados com a criança devem começar antes mesmo dela nascer!

 

  • Quando a mulher deve iniciar os cuidados com sua gestação?

 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) sugere que os cuidados com a gestação devam ser iniciados com o planejamento da gravidez, ou seja, toda mulher deveria realizar o planejamento familiar levando em consideração algumas questões: número de filhos de acordo com o perfil sócio-econômico-emocional, idades materna e paterna, condições de saúde materna, dentre outros. Mas nem sempre a gestação é planejada e, nesses casos, tão logo a descubram, o pré-natal deve ser imediatamente iniciado.

 

  • Quais os cuidados básicos que toda mulher deve ter quando se descobre grávida?

 

Quando a mulher engravida, ela passa a ter outra vida sob sua responsabilidade, o que é extremamente sério. Durante a gestação deve-se evitar todo e qualquer uso de substâncias que façam mal para o bebê: bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, remédios sem prescrição médica, exposição a substâncias que colocam em risco a vida do bebê (radiação, p. ex.). Cuidado especial também deve ser dado à alimentação da gestante. A mulher deve procurar um médico que a acompanhe durante a gestação até o parto, garantindo assim a sua saúde e a do bebê.

 

  • Existem condições de alerta na gestação?

 

Sim! Existem sinais de alerta durante a gestação que devem ser acompanhados de perto pelo médico: histórico de abortos, histórico de alterações genéticas, histórico de filhos com atrasos no desenvolvimento, mães diabéticas, mães mais velhas e uma outra infinidade de outros sinais que podem ser detectados durante o pré-natal e que devem ser monitorados a fim de se favorecer o bom desenvolvimento da criança, mesmo em situações adversas.

 

  • Uma gestação difícil é sempre indício de problemas com o bebê ou com a criança no futuro?

 

Nem sempre uma gestação difícil significa problemas futuros. Mas o acompanhamento médico é fundamental para se estabelecer esse limite. Às vezes podem acontecer intercorrências que prejudicarão o desenvolvimento da criança e comprometerão sua qualidade de vida. Mas se nos cercarmos de cuidados pré e perinatais, as chances de algo não sair de acordo com o planejado ou sonhado, diminuem.

 

  • O que fazer se acontecer algum problema durante a gestação, que comprometa o desenvolvimento normal da criança?

 

O acompanhamento pré-natal é fundamental para se definir condutas e proporcionar boas condições para o feto e para o bebê, apesar de certas adversidades. Se durante a gestação já se rastrear ou identificar quaisquer situações que comprometam o bom desenvolvimento da criança, outros especialistas podem ser requeridos para auxiliarem no processo.

Tão logo a criança nasça, a também identificação precoce de anormalidades no desenvolvimento deve feita a fim de traçar estratégias de reabilitação visando melhoria no padrão do desenvolvimento global da criança.

NOTA DA REDAÇÃO: Valeska Magierek (formada em Psicologia pela UFSJ, com especialização em Neuropsicologia pela FUMEC e mestrado em Psicobiologia na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); atua há mais de 20 anos na área de Psicologia Infantil e Neuropsicologia; é coordenadora clínica do Centro AMA de Desenvolvimento em Barbacena.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.