Cresce a expectativa para a retomada das obras abandonadas no Nova Cidade

Paralisadas desde maio de 2013, as obras do Residencial São Francisco, no bairro Nova Cidade, permanecem na incerteza. O que era para ser um conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida, que beneficiaria 320 famílias, agora não passa de um amontoado de tijolos abandonado e depredado. 

A obra deveria ser entregue em setembro de 2014. Desde então o Conselho Municipal da Habitação de Interesse Social vem buscando o retorno das obras em diversas partes do Brasil. Foi formado um grupo de trabalho com a participação da Secretaria Nacional de Habitação, do Agente Operador do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e dos Agentes Financeiros, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. 

Em nota, o Banco do Brasil afirmou que, enquanto mandatário do Fundo de Arrendamento Residencial – FAR no PMCMV, tomou providências para que fossem realizados pedidos de retomada das obras entre Julho e Outubro de 2015 e, posteriormente, com novas propostas e reiterações protocoladas junto ao Fundo entre 08/2017 e 06/2019.

“Informamos ainda, que em Agosto de 2019 o FAR pediu a atualização dessas propostas, no que foi atendido no mês de Dezembro, intervalo então necessário para os procedimentos requeridos em relação às condições das obras. Desde então, o Banco do Brasil reitera os pleitos de retomada e aguarda a manifestação do FAR e do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR que, dada a atual legislação, são os responsáveis pela aprovação da contratação e da dotação orçamentária para a continuidade das obras paralisadas. Portanto, no momento não é possível ao Banco do Brasil estimar a data de efetivo reinício dos serviços e da posterior conclusão e legalização dos empreendimentos para entrega aos beneficiários”, conclui a nota assinada por Patrícia Noronha Barbosa (Gerente de Soluções) e Jaqueline Lourenço (Assessora) 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais