Take a fresh look at your lifestyle.

Covid-19: Estudos no IF Sudeste mostram que isolamento social é eficaz contra pandemia

O Laboratório de Biologia da Conservação do IF SUDESTE, Campus Barbacena, realizou um estudo com o objetivo de avaliar o comportamento da COVID-19 em Minas Gerais e no Brasil, avaliar o avanço da pandemia e prever, com confiabilidade, o quantitativo aproximado de pessoas infectadas em relação ao avanço dos dias e assim, verificar a eficácia das ações e políticas públicas adotadas.

Na relação do comportamento do COVID-19 tanto em Minas Gerais, quanto no Brasil, foi identificado, com 95% de confiança, que houve uma sensível melhora desde as primeiras análises. Nos gráficos apresentados nos estudos, inicialmente, se a curva não tivesse achatamento ou alguma alteração na sequência dos dias que alterasse as projeções, os números seriam altos. Porém, em uma segunda análise, mais recente, foi identificada uma diminuição no número de infectados, já que a curva não seguiu o padrão inicial. Ou seja, a curva mostrou alterações.

Em relação às primeiras análises, as projeções estão bem melhores, sendo que os valores caíram bastante. Assim, as recomendações de isolamento social e higienização sistemática, adotadas pelas autoridades locais vêm surtindo efeito. 

Vale ressaltar que os resultados são preliminares e com os dados até o momento disponíveis. Ainda são poucas informações coletadas para inferir sobre o que pode influenciar nas causas da infecção e nas formas de combate à doença.