Take a fresh look at your lifestyle.

Corrida de rua chama atenção para o cuidado cardiovascular no esporte

0 539

Está programada para domingo (16) a Corrida do Coração, evento esportivo realizado pelo Hospital Ibiapaba CEBAMS e apresentada pela VitaCuore Cardiologia e Geriatria. Com percurso de 6km, a corrida tem parceria com a Ascorb.

As inscrições podem ser feitas pela internet, por R$ 30, e no dia da corrida os competidores deverão levar uma caixa de leite longa vida, que será doada à APPC. A largada acontece às 09h, na Rua Bahia e percorrerá as principais ruas do centro de Barbacena.

Neste ano, a Corrida tem o apoio da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) e faz parte da campanha nacional “Coração Na Batida Certa”, que conscientiza o público a cuidar da saúde do coração, prevenindo as arritmias cardíacas e, consequentemente, a morte súbita.

Segundo o cardiologista Henrique Gontijo, todos os atletas (sejam os profissionais, os iniciantes ou até mesmo os do fim de semana) precisam fazer acompanhamento médico, para verificar a existência de arritmias cardíacas ou doenças genéticas que podem levar à morte súbita. “Muitas vezes, algumas doenças cardíacas que são doenças genéticas. Essas doenças são silenciosas e desencadeadas por atividades físicas fortes. Devemos nos preocupar não apenas com os cardiopatas já diagnosticados, que fazem esportes, mas também com aquelas pessoas saudáveis que praticam atividades esportivas, mas que não sabem que possuem doenças genéticas preexistentes. Durante um ato de esforço físico mais extenuante, essas pessoas podem ter a doença congênita do coração desencadeada, podendo levar à morte súbita”.

Hoje, no Brasil, mais de 300 mil pessoas morrem ao ano vítimas de morte súbita. Em 50% dos casos, segundo a SOBRAC, crianças ou adolescentes assistem à morte súbita, sem poder contar com o auxílio de um adulto ou até mesmo ajudar. 86% das paradas cardíacas acontecem nas casas das vítimas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.