Take a fresh look at your lifestyle.

Coronavírus: agentes de saúde da macrorregião alinham ações durante videoconferência

Através de vídeoconferência, realizada na terça-feira (24), as ações de combate ao coronavírus foram alinhadas na macrorregião de Barbacena. Participaram do encontro virtual coordenação da Central de Regulação SAMU Macro Centro SUL, a Secretaria Executiva do CISRU, a Regional de Saúde de Barbacena, a Regional de Saúde de São João Del Rei e os COSEMS Regionais, além das Secretarias Municipais de Saúde da Macrorregião. Foram 56 participantes da maioria dos 51 municípios da macrorregião.

Foram apresentados os fluxos para atendimento, por parte do SAMU, dos casos mais graves da Covid-19, assim como os hospitais de referência para as cidades das microrregiões de Barbacena, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e São João Del Rei e organização dos processos de trabalho com todos os envolvidos.“Os fluxos de encaminhamentos de casos suspeitos em estado grave estão organizados por microrregiões de saúde e que houve uma pequena mudança no fluxo anteriormente acordado na microrregião de Conselheiro Lafaiete. A microrregião Congonhas permaneceu com o acordado e a microrregião Barbacena provavelmente terá como referência o Hospital Regional”, explicou a superintendente Regional de Saúde, Hérica Vieira Santos.  

Em relação aos letos de UTI, o Ministério da Saúde vai disponibilizar leitos de UTI’s volantes cuja instalação leva de 7 a 10 dias. Cada kit de 10 leitos possui oito equipamentos, entre ventilador pulmonar microprocessado até desfibrilador/cadioversor com tecnologia bifásica. 

LEIA TAMBÉM:

Barbacena pode receber hospital de campanha do Estado