Contra-Ataque: Alô, CBF! Pode fazer o depósito!

Sérgio Monteiro

Três times mineiros estão classificados para a terceira fase da Copa do Brasil de 2021. O Atlético entra na competição nesta etapa, por estar na disputa da Libertadores. América e Cruzeiro garantiram a classificação na quarta-feira, em partidas que ficaram marcadas pela emoção. O Coelho só conseguiu a vaga nos pênaltis, após empate por 1 x 1 no tempo normal diante do Ferroviário, do Ceará. Já a Raposa, derrotou o América-RN, em Natal, por 1 x 0, com gol de Matheus Barbosa no final da partida.

Com a classificação para a terceira fase, América e Cruzeiro embolsam mais R$ 1,7 milhão cada em prêmios e dão um fôlego para as suas situações financeiras. Em tempos de pandemia, as premiações em dinheiro por participações em competições são ainda mais comemoradas pelos clubes, que há mais de um ano estão jogando sem presença de torcida. Para o Cruzeiro, que vive uma crise financeira sem precedentes, as premiações são quase uma sobrevida.

O América garantiu a vaga na terceira fase da Copa do Brasil eliminando o Ferroviário, nos pênaltis

Matheus Barbosa fez o gol que deu a vitória ao Cruzeiro em Natal e garantiu o time na próxima fase da Copa do Brasil

Jogando no Independência, o América saiu na frente do Ferroviário ainda no primeiro tempo, com gol de Felipe Azevedo, que fez a sua primeira partida na temporada. Mas o Coelho não fez um bom jogo e permitiu ao adversário algumas chances para o empate, o que aconteceu já nos acréscimos. Nas penalidades, um erro grosseiro da arbitragem – que não viu gol na primeira cobrança do time cearense – acabou beneficiando os mineiros, que já haviam eliminado, na primeira fase, o Treze, da Paraíba.

O Coelho busca repetir o feito do ano passado, quando chegou pela primeira vez à semifinal da competição, sendo eliminado pelo Palmeiras, que acabou ficando com o título. Mas, para isso, precisa resgatar o bom futebol apresentado em 2020, já sob o comando do técnico Lisca. A performance da última temporada garantiu ao América, além da vaga inédita na semifinal da Copa do Brasil, o acesso à Série A do Brasileirão. Este ano, no entanto, o futebol ainda não empolga a torcida, ainda que o time seja praticamente o mesmo, com alguns reforços. O time ocupa ainda a terceira colocação no Campeonato Mineiro, atrás de Atlético e Cruzeiro.

Já a Raposa confirmou a boa fase e, mesmo sem apresentar o mesmo futebol do clássico contra o Atlético, no último domingo, buscou a vitória diante do América-RN. A Raposa, que já havia eliminado o São Raimundo, de Roraima, na primeira fase, também está devendo um futebol convincente na competição, mas carrega o orgulho e a responsabilidade de ser o maior campeão, com seis conquistas. Mas chega à quarta vitória seguida no ano e a cinco partidas sem sofrer gols.

O técnico Felipe Conceição tem apostado na manutenção da equipe titular nas últimas partidas, o que, sem dúvidas, tem feito crescer o rendimento do Cruzeiro, que vive a sua melhor fase desde o rebaixamento para a segunda divisão do futebol brasileiro, ainda em 2019. O torcedor sabe que a meta principal do time é o retorno à Série A, mas a classificação à terceira fase da Copa do Brasil tem que ser bastante comemorada, assim como a vice-liderança no estadual.

Os três times mineiros fazem parte do pote 1 no sorteio que será realizado pela CBF para definição dos confrontos da terceira fase, portanto não se enfrentam nesse primeiro momento. Os potes 1 e 2 foram definidos pelo Ranking Nacional de Clubes da CBF e a data do sorteio ainda não foi divulgada. Os jogos da terceira fase serão em ida e volta e estão previstos para serem realizados somente em junho. As outras equipes mineiras que participaram da Copa do Brasil ficaram pelo caminho. A Caldense foi eliminada pelo Vasco e o Uberlândia pelo Luverdense, ambos na primeira fase. Já o Tombense caiu na segunda fase, também para o Vasco.

 

Imagem1 – Crédito – Fernando Moreno/AGIF

Imagem 2 – Crédito –Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais