• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Consumidores devem ter atenção na hora de comprar produtos perecíveis

    Reabastecimento após paralisação de caminhoneiros

    Com a regularização gradativa no abastecimento de produtos, após a paralisação nacional dos caminhoneiros, é preciso que os consumidores fiquem atentos quanto à qualidade dos produtos.

    As orientações são da Vigilância Sanitária da Prefeitura de Congonhas, mas servem para todos os consumidores do país. As embalagens devem estar íntegras, especialmente aquelas dos produtos congelados. Data de validade e forma de apresentação devem ser observadas pelo consumidor.

    Ao menor sinal de descongelamento é preciso descartar o produto, pois as chances de contaminação são grandes. Desconfie de pontos amolecidos ou com a presença de líquido congelado dentro das embalagens.

    No caso das carnes, observa-se a viscosidade, coloração e odor. Para os laticínios, como iogurtes e queijos, o consumidor deve verificar se há estufamento, já que a produção de gás indica crescimento de microorganismos nocivos à saúde. Massas e pães de queijo podem apresentar fungos (mofo) ou esfarelamento. Nesses casos, é melhor não comprar.

    Por fim, sorvetes que se apresentarem compactados podem indicar que houve o descongelamento do produto. Assim, o consumo deve ser evitado.

    Qualquer dúvida é melhor conversar com a gerência do estabelecimento comercial ou acionar a Vigilância Sanitária.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais