• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Conheça um dos animais mais mortais dos oceanos

    Por Júlia Gonçalves, membro do Laboratório de Escrita Científica do “Falando de Ciência e Cultura”, licencianda em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, sob orientação do professor Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena. 

     

    O mar, assim como o Cosmos, é algo que nos fascina e surpreende. Isso por causa de sua beleza, complexidade e riqueza de informações que possuem. Ao contrario do que grande parte da população pensa, as florestas não possuem a maior biodiversidade do planeta Terra, e sim, os oceanos. Tal é a complexidade dessas águas que cerca de “90% do oceano ainda não foi mapeado e conhecemos apenas 1/3 da biodiversidade marinha” (DEVIANTE, 2020).

    Um exemplo dessa complexidade oceânica pode ser resumido em um dos animais mais belos e venenosos do mundo, o polvo-de-anéis-azuis. Ele vive basicamente em águas australianas e sua dieta consiste de caranguejos e camarão. Além disso, são animais pequenos, medindo de 12 a 20 cm.

    São assim denominados devido aos seus “iridescentes anéis azuis que brilham pelo seu corpo quando estão agitados ou ameaçados, capazes de ferir gravemente e até matar humanos, com apenas uma mordida. A sua saliva contém uma poderosa toxina nervosa que causa insuficiência respiratória. Mas não tenha receio, tal como a maioria dos animais, estes polvos só atacam quando sentem que as suas vidas estão em perigo” (NATIONAL GEOGRAPHIC, 2020).

    O veneno que o polvo de anéis azuis libera é uma grande preocupação quando em contato com os seres humanos. “O perigo de um animal decididamente não pode ser medido pela sua aparência” (REVISTA GALILEU, 2019) por isso, quando ver animais como este, use os olhos e não as mãos para observa-los. No mais, essa ação também é importante, pois assim evita retirar ou matar esses animais que são tão importantes quanto qualquer outro para a vida marinha e para o equilíbrio ecológico do Planeta.

     

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

    REFERÊNCIAS:

    CABRAL, D. Por que conhecemos mais sobre o universo do que o próprio oceano? DEVIANTE. 2020. Disponível em: https://www.deviante.com.br/noticias/por-que-conhecemos-mais-sobre-o-universo-do-que-o-proprio-oceano/. Acesso em:  30 de outubro de 2021.

    NATIONAL GEOGRAPHIC. O Polvo de Anéis Azuis é Um dos Mais Mortais do Oceano. 2020. Disponível em: https://www.natgeo.pt/video/tv/o-polvo-de-aneis-azuis-e-um-dos-mais-mortais-do-oceano-0. Acesso em: 30 de outubro de 2021.

    REVISTA GALILEU. Turista pega um dos animais mais venenosos do mundo sem querer. 2019. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2019/01/turista-pegou-um-dos-animais-mais-venenosos-do-mundo-sem-querer.html. Acesso em: 30 de outubro de 2021.

     

     

     

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo: