• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Conheça o inseto mais rápido e feroz do mundo!

    Por Sabrina Medeiros, licencianda em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, sob orientação do professor Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IF Barbacena.

    As cicindelas ou escaravelhos tigre, formam um grupo de coleópteros que abrangem aproximadamente 2.500 espécies difundidas por todo o mundo, com especial presença nas zonas tropicais e subtropicais. Não gostam de locais frios, sendo vistos frequentemente em ambientes luminosos e abertos, em zonas arenosas e áridas. Os adultos alimentam-se de outros gêneros de artrópodes e de invertebrados, de acordo com o local em que vivem.

    Para os anglo-saxões seu nome comum é “tigerbeetle”, pela forma como se lança rapidamente para atacar suas presas. Esse nome, na realidade, tem sua origem na descrição em latim feita pela primeira vez por Lineu, “insectorum tigrides veloces“, por se tratar de insetos carnívoros ferozes, agitados, sempre em movimento e com contínuos e rápidos deslocamentos em voo.

    O também conhecido como besouro-tigre (Carabidae: Cicindelinae) é um animal muito peculiar que consegue correr a 8 km/h, ou seja, ele percorre 120 vezes o comprimento do seu corpo em um segundo. A velocidade é tão alta que ele fica cego durante sua caçada. Seus olhos simplesmente não têm capacidade de captar luz rápido o suficiente para a formação de uma imagem, tendo que fazer breves pausas ao perseguir suas presas.

    É considerado o inseto mais rápido do mundo inteiro, e se comparado ao homem mais rápido do mundo (Usain Bolt), o recordista olímpico perde de longe. Segundo o escritor do Jornal Exame Lucas Agrela, o corredor olímpico percorre somente cinco vezes a distância equivalente ao comprimento de seu corpo em um segundo. As antenas do animal funcionam como detectores de obstáculos para evitar colisões.

    As larvas desse inseto vivem em tocas cilíndricas até um metro de profundidade. São larvas de cabeça grande, apoiadas em corcundas, que se vira para capturar insetos que vagam pelo chão. Por isso, desde a fase larval, é considerado um verdadeiro predador voraz, não poupando nem as joaninhas e formigas em sua dieta. Na fase inicial de sua vida, esse veloz inseto cria um túnel vertical na terra e espera que as presas caiam nele para serem devorados.


    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

     

    AGRELA, L. Besouro-tigre é o inseto mais rápido e feroz do mundo. Exame.com Atualizado em 5 jan 2017, 12h51 – Publicado em 5 jan 2017. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/besouro-tigre-e-o-inseto-mais-rapido-e-feroz-do-mundo/>. Acesso em: 05/01/2021.

    MUNDO ECOLOGIA. Besouro-tigre: Características, nome científico e fotos. Publicado em 14 de janeiro de 2020. Disponível em: <Besouro-Tigre: Características, Nome Cientifico e Fotos | Mundo Ecologia>. Acesso em: 05/01/2021.

    MUNDO ECOLOGIA. Ficha Técnica do Besouro: Peso, Altura, Tamanho e Imagens. Publicado em 22 de setembro de 2019. Disponível em: <Ficha Técnica do Besouro: Peso, Altura, Tamanho e Imagens | Mundo Ecologia>. Acesso em: 05/01/2021.