Conduta gregária

Francisco de Santana

Há mensagens cujas ideias ou conteúdos ficam retidas em nossas mentes. Você já percebeu que parecemos ter várias personalidades? Agimos de forma diferente para solucionar casos idênticos, por impulso, para agradar, despistar ou até mesmo para ficar livre daquele problema. São ideias conflitantes onde às vezes usamos a razão no lugar da emoção ou a emoção no lugar da razão. Essas dúvidas mexem com o nosso emocional e a gente se perde nesse emaranhado de pensamentos.  

Eu tenho pensado muito na expressão: “Conduta Gregária”. Você sabe o ela significa? Claro que sabe! Vamos apenas relembrar: “é a tendência que tem a máquina humana de estar misturada com as outras sem distinção e sem controle de espécie alguma”. Ainda está com dúvidas? Para clarear vamos raciocinar com exemplos. 

No dia 08/01/2023 as dependências do Congresso Nacional, em Brasília foram invadidas por manifestantes que não concordaram com o resultado da eleição para presidente do Brasil. Em repúdio, depredaram e quebraram tudo que viam pela frente. Ações catastróficas.  Bastou um começar para que todos fizessem o mesmo ou mais. 

Certa vez fui ao estádio do Mineirão em Belo Horizonte assistir ao jogo do Atlético Mineiro contra o Grêmio porto-alegrense. A torcida atleticana, blasfemou, jogou água, restos de laranja, urinas depositadas em sacos plásticos nos árbitros, auxiliares, nos jogadores e na comissão técnica adversária. Uma baixaria. De repente me vi fazendo o mesmo, menos jogar urina. Minhas atitudes foram tomadas pela conduta da torcida, a galoloucura.  

Esse é o efeito de uma “Conduta Gregária” que também se torna uma atitude comum para muitos quando uma pessoa vem a nós e começa a falar mal de outra pessoa, nossa conhecida, se não estivermos atentos começaremos a falar mal dela também, ainda que não tenhamos nada contra ela. A televisão é um dos meios de comunicação que muito contribui para motivar a conduta gregária. Ela promove programas, novelas e filmes com distorções dos valores morais, banalizando-os. Haja vista que artistas que interpretam papéis de vilãs ou vilões são ameaçados constantemente na rua. 

Estudos comprovam que o ser humano tem dentro de si a tendência de uma conduta gregária. Isso se deve a nossa inconsciência e mecanicidade, que nos faz aceitar certas coisas automaticamente, sem analisá-las e nem refletir sobre as consequências que podem ter. Pessoas de boa índole acabam cometendo graves erros em virtude de ter aceitado, ainda que inconscientemente, as sugestões e emoções negativas procedentes de outra pessoa ou grupo de pessoas. 

Se alguém nos trouxer emoções negativas de ódio, de violência, ciúmes, de drogas, de álcool, de fornicação ou de adultério, por que iremos lhe abrir as portas do nosso coração? Fechemos as portas às emoções negativas. Quando alguém reflete sobre a conduta gregária, pode perfeitamente modificá-la e fazer de sua vida algo melhor. 

Agora você já sabe o que é “Conduta Gregária?”. Acredito que sim. Francamente, você já passou por alguma? Provavelmente sim. Afinal somos seres humanos, passíveis de erros. O importante é nos mantermos atentos, procurando agir de maneira serena, buscando a tranquilidade e dominando nossos impulsos para uma convivência harmoniosa em sociedade.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais