Comunidade dos Costas recebe maquinário para empacotamento de grãos

A Comunidade dos Costas, na zona rural de Barbacena, recebeu uma máquina enfardadeira e empacotadora, que irá auxiliar na produção de grãos. O maquinário foi adquirido através de uma emenda parlamentar de R$235 mil, destinada à Organização dos Amigos, Moradores e Produtores Rurais dos Costas (OMOPRUC) pela então deputada federal, atual prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão. “Essa máquina vai atender a Comunidade dos Costas para produção de grãos, já que eles dependiam de terceirização para poder realizar o enfardamento. Agora eles vão conseguir ter a autonomia de fazer por aqui”, ressaltou o diretor executivo da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pecuária de Barbacena (SEAPA), Frederico Fernandes.

Segundo o secretário de Planejamento, Gilberto Cardoso, o processo para adquirir a máquina vem desde 2016, retornando o dinheiro à federação caso não houvesse a concretização dos trâmites burocráticos. De acordo com Tatiana Filardi, diretora de administração, foi um trabalho em conjunto para conseguir superar os problemas que surgiam. “A gente encontrou algumas dificuldades no momento de fazer cotação, no processo licitatório em si, mas estava todo mundo muito empenhado porque a gente precisava finalizar esse convênio”, enfatizou a diretora.

O produtor rural e presidente da Organização dos Amigos, Moradores e Produtores Rurais dos Costas (OMOPRUC), José Lismar (Todinho), salientou a importância da máquina em tempo de colheita de grãos. “Ela veio na época da safra do feijão. Os produtores estão entregando feijão agora, moendo milho para fazer as entregas, com certeza vai ser de extrema importância e chegou em uma hora boa, pois vai diminuir bem os custos”, ressaltou.