• 1ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Com participação de Manuela D’Ávila, congresso discute sobre a mídia e as narrativas

    Acontece entre nos dias 24 e 25 de junho o I Congresso de Comunicação do Campo das Vertentes, com a participação da Jornalista e mestra em Políticas Públicas Manuela D’ávila. O evento é destinado, principalmente, para estudantes da UFSJ, mas as inscrições estão abertas às demais instituições da região. A programação do evento terá palestras, oficinas e apresentações de trabalho com o tema “Mídia e as disputas de narrativa em tempo de pandemia”. “A proposta é criar um espaço permanente de debate no campo da Comunicação em que temáticas atuais possam ser discutidas a partir de um ponto de vista crítico, reflexivo e, principalmente, científico num momento de negacionismo. É uma forma de estimular a produção científica de nossos docentes e alunos”, explica o diretor-geral do evento, o professor Luiz Ademir de Oliveira.

    Participantes de grupos temáticos e que querem publicação em e-book terão até o dia 15 para enviar seu trabalho para a Comissão Organizadora. Autores de pesquisas científicas podem enviar artigos completos ou resumos expandidos, sendo os resumos com prazo de entrega até o dia 20. O evento será em formato online e tem apoio do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei e do Portal Barbacena Online.

    A inscrição poderá ser feita pelo www.congressocomunicavertentes.com.

     

    prestigie:

    Confira a programação:

    Dia 24 (quinta-feira)

    14h às 18h: Oficina 1 – Como fazer jornalismo em tempos de marketing digital? Tecnologias, ferramentas e o ecossistema por trás da notícia na internet. Ministrantes: Manoel Assad Espindola, Leandro Vieira e João Paulo de Oliveira Xavier

    14h às 18h: Oficina 2 – Alavanque seu negócio por meio da assessoria de comunicação. Ministrante: Thamiris Franco

    14h às 18h: Oficina 3 – Análise do Discurso Político. Ministrante: Cícero Villela

    18h45: Abertura oficial do Congresso. Palestrantes: Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira (diretor-geral do evento) e Prof. Dr. Paulo Henrique Caetano (chefe do DCOMS UFSJ)

    19h: Palestra de abertura – Mídia, política e pandemia. Palestrante: Manuela D’Ávila

    Dia 25 (sexta-feira)

    8h às 12h: Oficina 4 – Marketing de conteúdo na prática. Ministrante: Yvye Prado

    8h às 12h: Oficina 5 – A importância da comunicação visual para um bom desempenho nas mídias digitais. Ministrante: Felipe Ribeiro

    14h às 18h: Apresentação dos trabalhos nos GTs

    19h às 21h: Mesa de encerramento – Negacionismo Científico, Guerra de Narrativas e Pandemia: a disputa política e comunicacional. Palestrantes: Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal (UFJF), Profa. Dra. Carla Montuori Fernandes (UNIP) e Prof. Dr. João Barreto da Fonseca (UFSJ)