Com nova metodologia, município inicia segundo levantamento de infestação da dengue

Começa no dia 01 de março, e vai até o dia 12, o segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) em Barbacena. O trabalho será realizado em 42 bairros, somente em alguns quarteirões e em 20% das casas de cada rua. Diferentemente dos trabalhos anteriores, em razão da pandemia, os agentes vão vistoriar apenas a área externa das residências. Caso alguns dos moradores tenham mais de 60 anos ou estejam cumprindo quarentena, as equipes estão orientadas a não entrarem nos imóveis.

A Vigilância Epidemiológica orienta que a população faça uma limpeza nos quintais, recolhendo todo material que possa acumular de água, além de higienizar as vasilhas dos animais de estimação e cobrir a caixa d’agua. Todo esforço é válido para evitar a dengue.

Em janeiro aconteceu o primeiro LIRAa do ano e Barbacena obteve índice de 3.5, classificado como “alto risco”. Os bairros de maior incidência da infestação do Aeds foram São Francisco, Grogotó, Funcionários, Santa Luzia, João Paulo II, Nossa Senhora Aparecida, Nove de Março, Diniz, Santa Cecília, Boa Morte, Monte Mário, Monsenhor Mario Quintão, São Cristóvão, Santa Tereza, São Sebastião e Centro.

No início de fevereiro a Prefeitura Municipal de Barbacena voltou a recolher pneus inutilizados para o descarte correto. O recolhimento acontece sempre às quartas-feiras, de 08h às 10h30 e de 13h30 às 16h30. O pedido para recolhimento pode ser feito através do 3339-2160. Em breve uma parceria vai possibilitar o recolhimento também de vidros.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais