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Com doações, professora monta primeiro Laboratório de Matemática da região

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Será inaugurado na quinta-feira (24), em Antônio Carlos, o primeiro Laboratório de Matemática da região, projeto desenvolvido pela Professora Flaviane Mendes. A proposta é aprimorar o aprendizado dos alunos da Escola Estadual Lima Duarte. 

O espaço, que foi estruturado com recursos doados, será utilizado para introduzir e desenvolver conteúdos, preparando os estudantes para o aprofundamento dos temas trabalhados em sala de aula. “Temos como objetivos criar um ambiente de aprendizagem acessível a toda escola, incentivando a pesquisa, difundir uma nova concepção de Matemática como instrumento de cidadania e inserção social, pesquisar e relacionar conteúdos matemáticos com a construção e utilização de jogos e objetos de ensino-aprendizagem para alunos do ensino médio que possam contribuir para a aprendizagem”, conta Flaviane, que ressalta também a importância de desenvolver a socialização entre os alunos e possibilitar estratégias para manter uma visão crítica construtivista da sociedade, promovendo o diálogo educativo.

Com isso, a ideia é suprir a atual defasagem no ensino de matemática por meio de articulações do abstrato e do concreto, assim como da teoria e da prática. Para a professora, que é formada há dez anos e há dois leciona na escola, o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) poderá intervir na mecanização do aprendizado, gerando espaços de conhecimentos mais orgânicos e estimulantes.”Procuro descobrir caminhos que despertem a curiosidade e o prazer em aprender, um ensino mais dinâmico, eficiente e adaptado às novas demandas da sociedade da informação”, informa Flaviane. “É essencial uma apresentação do conteúdo matemático que exerça atração sobre o estudante”.

Situação de defasagem – Dados divulgados pelo Saeb 2017 indicaram que 71,67% dos alunos possuem nível insuficiente de aprendizagem em matemática no Ensino Médio. Por isso, a construção do laboratório em Antônio Carlos busca integrar ensino, pesquisa e extensão para possibilitar o estreitamento entre a escola e a comunidade, estimulando a prática da pesquisa em sala de aula.

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