Coleta de sangue em Barbacena. Quando este sonho vai se tornar uma realidade?

As tentativas de trazer o posto para a cidade acontecem desde 2013

Há muitos anos a coleta de sangue em Barbacena é assunto na imprensa e também nas rodas de conversa por toda a cidade. O ex-vereador Luiz Gonzaga de Oliveira foi um dos grandes incentivadores de que esta coleta aconteça na cidade.  O projeto de instalação deste banco de sangue deu mais um passo e, ao que tudo indica, vai sair do papel.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, José Orleans da Costa, a expectativa é que o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) inicie as operações em agosto. O secretário lembrou que as tentativas de trazer o posto de coleta iniciaram em 2013, com a assinatura do convênio entre a Prefeitura e Hemominas e vem passando por um longo processo desde então. “A Saúde pública é bem mais lenta do que a população precisa”, ressaltou.

Orleans detalha, que em 2016 o Hemominas providenciou os equipamentos, em seguida foi feito o projeto, que precisava passar por um rigoroso critério da Vigilância Sanitária e do próprio Hemominas. A verba, segundo ele, veio de um recurso conseguido em Brasília. “O local escolhido foi a Santa Casa, que tem uma área física muito boa para isso, e nós tivemos que buscar dinheiro, porque o estado fornece os equipamentos, mas não fornece o dinheiro para a adequação física. Busquei em Brasília, tinha um recurso sobrando de R$100 mil, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a utilização desse dinheiro no final do ano e esse recurso foi repassado há um mês para Santa Casa”, afirmou o Secretário.

Com a instalação do PACE os barbacenenses, e outras pessoas das cidades próximas, não terão mais que se deslocar para Juiz de Fora para fazer a doação.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais