• 17ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Colaboradores da Unimed Barbacena participam de ginástica laboral em casa

    O mundo passa por diversas transformações. Muitas acontecem de maneira gradual e um pouco mais demorada, outras ocorrem de forma abrupta e instantânea exigindo de nós adaptações e novas atitudes. Considerando o cenário atual em relação à pandemia mundial do novo coronavírus (SARS-CoV-2), e preocupada com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, a Unimed de Barbacena aderiu ao trabalho home office e criou uma série de ações voltadas para a qualidade de vida dos colaboradores, uma delas foi a Ginástica Laboral (GL) em ambiente domiciliar.

    Ginástica Laboral é uma atividade de prevenção e compensação considerada uma das medidas para o enfrentamento de distúrbios físicos e emocionais, objetivando a prevenção das doenças que o trabalho repetitivo e monótono pode acarretar e que podem levar aos acidentes de trabalho e baixa produtividade. Simplificando, é uma pausa ativa no trabalho, caracterizada por um programa de exercícios, alongamentos estáticos e dinâmicos e fortalecimento muscular adaptados ao trabalho, servindo para quebrar o ritmo da tarefa desempenhada pelo trabalhador.

    A modalidade virtual foi implementada na Unimed Barbacena em abril, para orientar os colaboradores que exerciam suas funções laborativas em modalidade home office, sobre a importância de se realizar diariamente pausas de 10 a 15 minutos durante a jornada de trabalho, para a prática de atividade física de intensidade leve, com exercícios de aquecimento, alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular, proporcionando assim uma melhor utilização de sua capacidade funcional e prevenções de doenças ocupacionais.

    “Espera-se com essa ação, além dos benefícios fisiológicos pela prática de atividade física, uma melhor disposição para o trabalho, redução do surgimento de doenças ocupacionais e maior motivação para o cuidado com a saúde física e psíquica”, explicou Thony Lamounier Rodrigues, Fisioterapeuta Unimed Barbacena.