Cidade da região tem campanha contra a pichação

Em São João del-Rei foi lançada uma campanha com a finalidade de preservar e recuperar o patrimônio cultural da cidade. “PreservAção – Nossa História, sua Cidade”, busca também desenvolver uma maior conscientização da população sobre a importância de preservar o patrimônio histórico-cultural.  A cidade recebe dezenas de turistas que buscam conhecer as ruas, casarões e igrejas tricentenárias, além de outros espaços carregados de história, como a Estação Ferroviária, movimentando a economia e gerando riquezas para a cidade e seus moradores.

São João del-Rei tem tido seu patrimônio depredado e pichado recorrentemente – igrejas, casarios, monumentos. Na luta contra a pichação, serão desenvolvidas, ao longo do ano, diversas ações de educação patrimonial como a pintura e recuperação de muros e monumentos, seminários e exibição de filmes. Pela legislação brasileira, pichação é crime. Segundo a Lei 9.605/98 no artigo 65, as pichações fazem parte dos crimes contra ordenamento urbano, patrimônio cultural e meio ambiente. Quem comete esse tipo de crime, segundo essa Lei, deve receber detenção, variando de 03 meses a 1 ano, além de pagar multa.

PRIMEIRA AÇÃO – A primeira atividade da campanha será a recuperação do muro da Estação Ferroviária, um dos principais atrativos turísticos da cidade. há um ajuste com o Poder Judiciário de Minas Gerais para que detentos do sistema prisional local sejam liberados para que os mesmos sejam a mão-de-obra necessária para a realização da pintura.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais