• 15ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Cidadãos se mobilizam contra o fechamento do ambulatório psiquiátrico em Barbacena

    O bloco “Tirando a Máscara” está mobilizando os barbacenenses para protestarem contra o fechamento do ambulatório de saúde mental do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB). A concentração será no Parque de Exposições, quinta-feira (17), a partir das 14h.

    A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) confirmou o fechamento do ambulatório, alegando que a medida segue a orientação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as premissas da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PESMAD).

    Mensalmente são atendidos cerca de 800 pacientes, entre crianças e adultos, com quadros graves de depressão, bipolaridade, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno obsessivo-compulsivo, esquizofrenia e dependência de álcool e outras drogas. De acordo com a assessoria da Fhemig, os atendimentos ambulatoriais serão direcionados para os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região, pactuados com os devidos municípios. Os pacientes, antes atendidos no CHPB, foram distribuídos nas unidades de Barbacena (CAPS III e CAPS AD III), Piranga (CAPS I), Ouro Branco (CAPS I), Congonhas (CAPS II e CAPS AD) e Conselheiro Lafaiete (CAPS III, CAPS AD III, CAPSi). O CHPB permanecerá como referência no acolhimento de urgência de pacientes da saúde mental. Um manifesto online também foi organizado para recolher assinaturas contra a medida (https://secure.avaaz.org/community_petitions/po/populacao_usuarios_do_sus_politicos_manifesto_contra_fechamento_ambulatorio_de_saude_mental_infantiladulto_barbacenamg). 

    LEIA TAMBÉM: 

    https://barbacenaonline.com.br/com-fechamento-do-ambulatorio-de-saude-mental-atendimentos-serao-redirecionados/

    https://barbacenaonline.com.br/barbacena-pode-perder-ambulatorio-de-saude-mental/