Centro, Santa Tereza, São José, Pontilhão e Zona Rural têm os maiores registros de casos da Covid-19 em Barbacena

Durante a Coletiva de imprensa da noite desta quarta-feira (24), o Médico Infectologista Herbert Fernandes afirmou que o Centro de Barbacena e também os bairros Santa Tereza, São José e Pontilhão são as áreas com maiores registros de moradores contaminados pelo novo coronavírus. Além dos bairros, a Secretária de Saúde, Marcilene Dornelas, afirmou que a zona rural de Barbacena também está entre as regiões com maior número de casos.

O quadro foi apresentado durante a coletiva e também foram divulgados os números da Covid-19. As notificações à Secretaria Estadual de Saúde passaram de 1.669 para 1.685 nas últimas 24 horas. Em monitoramento, neste momento são 128 pacientes. Há dois pacientes internados em hospitais da cidade aguardando resultados de seus exames.

O número de casos confirmados apresentou um acréscimo de três pacientes, saltando de 339 para 342, incluindo duas pessoas internadas em UTIs. Cinco óbitos já foram registrados na cidade de Barbacena. São considerados curados neste boletim 326 pacientes.

BAIRRO A BAIRRO – O quadro apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta quarta-feira (24) indica que a maior incidência de casos (mais de sete) está no Centro, Santa Tereza, São José, Pontilhão e zona rural.

Em seguida estão classificados entre cinco e seis casos: Correia de Almeida, Diniz II, Pontilhão, Santo Antônio.

Com três ou quatro casos estão os bairros Bom Pastor, Boa Vista, Colônia Rodrigo Silva, Funcionários, Grogotó, Ipanema, Nova Suíça, Santa Efigênia, Santa Maria, São Pedro, São Sebastião e o distrito de Senhora das Dores.

Com um ou dois casos registrados estão os bairros Boa Morte, Caiçaras, Caminho Novo, Campo, Carmo, Ceolin, Eucisa, Fátima, Ibiapaba, Jardim, João Paulo II, Monsenhor Mário Quintão, Monte Mário, Nossa Senhora Aparecida, Novo Horizonte, Padre Cunha, Passarinhos, Santa Luzia, São Cristóvão, São Francisco, Vilela e Vista Alegre.

Segundo Herbert Fernandes, o pico de casos em Minas Gerais está previsto para 15 de julho, quando a demanda hospitalar poderá apresentar colapso. Como os leitos são do SUS, pacientes de qualquer cidade de Minas, e não só da região, podem ser transferidos para Barbacena.

Ainda de acordo com Marcilene Dornelas, com os indicadores do coronavírus em Barbacena existe a possibilidade de a cidade recuar para a onda verde do Minas Consciente, onde só é permitido o funcionamento de serviços essenciais. Ela ressaltou também que o comércio não é o “vilão” da pandemia. Os altos registros de notificações são atribuídos ao afrouxamento das medidas da população que tem se reunido em churrascos, campeonatos de pipa e futebol.

A Vigilância Sanitária, com o apoio da Guarda Civil Municipal, tem realizado as fiscalizações de aglomerações desnecessárias. Na tarde desta quarta-feira (24), o governador Romeu Zema determinou que a PM também atue para coibir o desrespeito ao isolamento social, tão importante nesse momento.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais