• 10ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • CDL se dispõe a ajudar empresários na compreensão do ‘Minas Consciente’

    Na última segunda-feira (25), parte do comércio de Barbacena foi reaberto seguindo o novo Plano do Governo Estadual “Minas Consciente”. Este programa orienta as prefeituras sobre a retomada dos comércios locais através de uma setorização das atividades econômicas em 4 “ondas” a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da Covid-19. No caso de Barbacena, a cidade foi identificada na “Onda Branca” que é a fase considerada de baixo risco. 

    O Presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Barbacena (CDL), Sebastião Conrado Vilela, disse que boa parte dos estabelecimentos foram contemplados com a adaptação ao Plano do Estado e que essa reabertura parcial do comércio foi uma boa oportunidade para melhorar as arrecadações.

    Quanto aos prejuízos causados pelo momento em que grande parte do comércio ficou fechado, Sebastião comentou que algumas lojas já encerraram suas atividades, entre elas uma era de grande porte. “O prejuízo foi claro. […] O comércio que movimenta a economia. Se não há comercialização, não há arrecadação, consequentemente ficam prejudicados os cofres públicos que é do comércio, da arrecadação que ele também tem sua sobrevivência, que são os impostos que são recolhidos”, explicou.

    O Presidente da CDL também esclareceu que cada comerciante deve se informar sobre o Programa “Minas Consciente” para seguir as determinações corretas de funcionamento. As medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus continuam valendo e todos os estabelecimentos devem se adequar ao momento e tomar os cuidados zelando pela saúde dos funcionários e dos clientes. O comércio poderá ser fiscalizado e em casos de irregularidades poderá ser autuado.