Caso Lorenza: Audiência de promotor acusado de matar mulher é marcada

André Luís Garcia de Pinho, de 52 anos, está preso desde abril do ano passado, quando aconteceu o crime

A justiça marcou a audiência de instrução e julgamento do promotor André Luís Garcia de Pinho, de 52 anos, suspeito de matar a esposa Lorenza Maria Silva de Pinho, de 41 anos, em abril do ano passado. O crime aconteceu no apartamento do casal em Belo Horizonte, e a audiência foi marcada para a manhã de 8 de agosto. Por ainda não ter sido julgado, o promotor está preso de forma preventiva desde agosto do ano passado. Agora, cabe à Justiça seguir com a instrução criminal, em que as provas são colhidas pela investigação. O Tribunal de Justiça já negou a soltura do promotor 12 vezes desde a sua prisão.

A Audiência

A cada 90 dias, a prisão preventiva do promotor acusado de feminicídio é avaliada automaticamente pelo Tribunal de Justiça e Ministério Público (MPMG). “O porquê dessa negativa ainda será publicada em cinco dias. Esse é o andamento normal que é dado para qualquer pessoa que esteja cumprindo uma preventiva. A cada 90 dias a prisão é reavaliada”, explicou o advogado de defesa do promotor, Pedro Henrique Pinto Saraiva.

No rito processual que acontece na próxima semana, o juiz vai se reunir com as partes, advogados e testemunhas para a produção de provas ligadas ao caso. O promotor teve a detenção mantida em maio deste ano, após entrar com um pedido de habeas corpus, que foi negado por unanimidade pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A defesa do promotor informou que aguarda a publicação da decisão para se manifestar.

Relembre o Caso

Lorenza foi encontrada sem vida no dia 2 de abril de 2021 no apartamento em que morava com a família, em Belo Horizonte. O esposo da vítima, o promotor André Luís Garcia de Pinho, com 51 anos à época, foi preso sob a suspeita de ter matado a mulher. Ele alegou em depoimento que a mulher faleceu depois de passar mal e sofrer um engasgo.

Posteriormente, após investigações, o Ministério Público denunciou o marido da vítima por feminicídio. O laudo técnico produzido pelo Instituto Médico-Legal (IML) sobre o óbito de Lorenza indicou que ela foi assassinada. A certidão de óbito a que a reportagem teve acesso apontou que a morte, ocorrida no dia 2 de abril, foi causada por pneumonite devido a alimento ou vômito e autointoxicação por exposição intencional a outras drogas.

Investigações

Horas e minutos que antecederam o assassinato de Lorenza foram registrados por imagens de câmeras de segurança analisadas por peritos e investigadores no transcorrer de abril de 2021, desde que foi montada a equipe que comandaria a apuração da morte suspeita da mulher. Cem horas de gravação foram essenciais para detalhar o que aconteceu no apartamento da família Pinho no dia em que Lorenza foi morta.

Em agosto, André virou réu pelo feminicídio da esposa, e por ter foro privilegiado, foi julgado pelos desembargadores do Tribunal de Justiça. Segundo o Ministério Público, ele “permitiu dolosamente que Lorenza fizesse uso de medicamentos controlados juntamente com bebida alcoólica, circunstância que contribuiu para a morte da vítima”. Ainda conforme a denúncia feita pelo MP, ele teria fixado, nas costas da esposa, adesivos analgésicos em quantidade superior à dose prescrita e ter levado para casa duas garrafas de cachaça para que ela bebesse. A perícia identificou, no sangue de Lorenza, substâncias como Zolpiden, Mirtazapina, Quetiapina, Buprenorfina e Clonazepam.

As circunstâncias da ocorrência levantaram suspeitas na Polícia Civil. Segundo o boletim de ocorrência, o corpo chegou a ser levado para uma funerária, mas, por determinação do delegado Alexandre Oliveira da Fonseca, foi encaminhado para o IML para apuração da causa do óbito.

Sepultamento

Lorenza foi sepultada no Cemitério da Boa Morte, em Barbacena em 14 de abril de 2021.

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais