• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Carlos Calsavara entrega obras que permitem impactar o fiel e colocá-lo em contato mais íntimo com a espiritualidade

    Esta é a proposta do escultor para o Santuário de Santa Rita de Cássia

    “Arte, contemplação e emoção se congregam em peças escultóricas exclusivas, desenvolvidas detalhe a detalhe em nosso ateliê. Seja na vertente realista sacra ou pagã; ou na fluidez contemporânea da coleção Memória Líquida, as criações são únicas e atendem a ensejos, sonhos ou inspirações manifestados por você”, Carlos Calsavara.

    É com toda essa emoção que o escultor, Carlos Calsavara, esculpiu duas obras em madeira exclusivas para o novo Santuário de Santa Rita de Cássia, maior dedicado à Santa no mundo e, que será inaugurado em maio, nos dias 20, 21 e 22.

    Carlos conta que, desde criança teve envolvimento e inclinação para a área artística e, desde 1997 se dedica profissionalmente à arte. “A arte sacra na minha vida tem total influência da minha cidade natal, São João Del Rei; tanto pelo nível histórico, quanto cultural e comercial. Somos um polo de comercialização de artes sacra”, conta.

    Inspirado em Gian Lorenzo Bernini, um eminente artista do barroco italiano, Carlos fez para o Santuário um trabalho em madeira e utilizou as técnicas tradicionais de douramento com ouro verdadeiro e, policromia, com materiais orgânicos e minerais que além de dialogar com a madeira, oferecem uma durabilidade maior à obra e uma qualidade sem igual. “Tento colocar o máximo de beleza para impactar o fiel e colocá-lo em contato mais íntimo com a espiritualidade. Como artista sacro, meu papel é fazer uma ponte entre o campo físico e o espiritual através do impacto estético e do realismo”, explica Carlos.

    Mesmo com uma longa e bela trajetória, foi neste trabalho para o Santuário de Santa Rita de Cássia que o artista criou o maior Cristo em madeira de sua história, com 3 metros de altura, das mãos até os pés; Santa Rita, tem 1,70m. O artista tem obras de norte a sul do Brasil. Uma de suas criações mais famosas foi a de Nossa Senhora de Assunção para a Catedral da Sé de São Paulo; possui ainda outras obras de grande porte em Alagoas, no Santuário de Santa Teresinha, no Tocantis, Paraná, Rio Grande do Sul, entre outros locais. “Com a graça de Deus tenho a oportunidade de levar meu trabalho, a arte sacra, para todos os cantos do Brasil”.

    Após um ano de intenso trabalho, suas obras foram entregues. “Minha maior intenção é permitir uma intercessão com o fiel.  Missão cumprida e uma satisfação muito grande fazer parte deste projeto”, finaliza.

    Arte Sacra

    Arte sacra é toda produção artística qualificada e destinada ao culto sagrado. Ela representa uma forma de manifestação artística que está intimamente relacionada com a religiosidade e o sagrado.

    Carlos Calsavara

    Nascido na cidade histórica de São João del-Rei, no interior de Minas Gerais, Carlos Calsavara teve o privilégio de experimentar, desde cedo, duas vertentes da cidade: de um lado, a liberdade e o contato com a natureza na comunidade italiana de agricultores onde cresceu, conhecida como Colônia do Marçal; de outro, o convívio com a tradição, história e arquitetura cuidadosamente desenhada no Centro Histórico, onde acompanhava os pais em festas religiosas.

    Ambos os pontos do mapa sempre o encantaram e inspiraram. Um pelas raízes familiares, pelo contato com o campo e quietude que aguçavam os sentidos; outro pela técnica, pela beleza e pelo primor dos detalhes do peculiar Barroco Mineiro. Talvez por isso, ainda menino, Calsavara tenha entendido a pulsão pela arte e o sonho de vivê-la.

    O começo

    Filho e neto de exímios carpinteiros, não demorou para que Calsavara arriscasse esculpir algumas figuras. A princípio, porém, não o fez em madeira. Preferiu testar habilidades e formas em pedra-sabão. Não faltam explicações para a escolha desse material. Além de presente nas portadas de igrejas são-joanenses, ele é base fundamental para o trabalho de artistas em Coronel Xavier Chaves, município conhecido pelo artesanato em pedra e por esculturas espalhadas por quase todos os cantos. O local era destino frequente de Calsavara na companhia de um vizinho caminhoneiro que sempre o levava até lá a passeio e não hesitava em, com boa vontade, contar as novidades sobre trabalhos e técnicas desenvolvidas ali.

    Com curiosidade, inspiração e informações importantes aprendidas, Carlos aceitou em 1997 sua primeira encomenda: uma imagem de São Judas Tadeu, com aproximadamente 60cm, para decorar uma pequena capela de pedra em São João del-Rei. Dali em diante, nunca mais parou de produzir, estudar e buscar aperfeiçoamento. Da pedra-sabão o artista saltou para madeira, cerâmica e uma gama de outros materiais. Das pequenas esculturas, avançou para obras em vários tamanhos e dimensões, transitando entre duas especialidades: Sacra e Contemporânea.

    Formação

    Em 2013, Calsavara tornou-se graduado em Artes Aplicadas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com ênfase em cerâmica, trazendo à tona de forma mais latente suas esculturas contemporâneas. Nessa mesma vertente, participou do I Encontro Internacional de Ceramistas, promovido pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), em 2011. No evento, aperfeiçoou técnicas em contato com artistas das Américas, da Europa e da Ásia.

    Já nas Artes Sacras o artista frequentou o curso de Douramento e Policromia de José Manuel Bajo, em São Paulo. Com isso, se especializou em técnicas utilizadas no Brasil há pelo menos quatro séculos – embora sua origem seja milenar. Todo esse aprendizado acumulado ao longo dos anos é impulsionado, ainda, por pesquisa bibliográfica constante, somada a intercâmbio informacional e técnico em uma rede de artistas brasileiros e do exterior.

    Mais informações do escultor – http://carloscalsavara.com.br/

    Serviço: Dias 20, 21 e 22 inauguração do Santuário de Santa Rita de Cássia – programação em anexo.

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais