Take a fresh look at your lifestyle.

Cara ou coroa – os dois lados da moeda

A crônica de Francisco Santana

0 129

Por Francisco Santana

Com o advento do facebook discutiu-se muito sobre o término ou o enfraquecimento dos serviços dos correios e telégrafos no que tange a morosidade dos correios e a rapidez das comunicações em tempo real do facebook. Os anos se passaram e tudo continuou como antes. Houve quem julgasse os malefícios e os benefícios da rede social facebook. Os contrários diziam que ele vicia, causa dependência, solidão, carência afetiva, depressão, inveja, fonte de bisbilhotice, fato gerador de rompimento conjugal, declínio da felicidade, comparações sociais, acentuação da mentira (fotos, idade), gasto de mais tempo com os internautas do que com os familiares e etc. Os adeptos alegaram que a comunicação é em tempo real, envia e recebe notícias sem necessidades dos serviços dos correios, proporciona conhecimento e interação com novos amigos, facilidade de comunicação, ajudas, pesquisas entre muitas outras. 

Toda opinião é subjetiva. Eu vejo problemas no que concerne a plantações de notícias sem apurá-las. Isso é muito perigoso. O internauta não quer nem saber se ela é falsa ou verdadeira, antes de comentá-la ou compartilhá-la. Há muitos aproveitadores na rede sugando a ingenuidade do outro. Demagogos não faltam e estão sempre à espreita, utilizando-se do seu poder de persuasão. 

Sobre o tema assim se pronunciou a amiga Solange: “Através das redes sociais como Facebook, Instagram e por último o WhatsApp, pudemos acompanhar também a modificação dos relacionamentos. É muito fácil e comum receber mensagens (geralmente já encaminhadas por outros) e vídeos, enviados por aqueles que fazem parte dos nossos contatos. E nada de um recadinho pessoal, um contato mais carinhoso, até mesmo no dia do aniversário ou em situações especiais. É cômodo assim, de maneira impessoal, dar o seu recado, esquecendo-se de que um “alô” ainda que por telefone, um abraço, um olhar fazem toda a diferença. Chegará o tempo em que essa conclusão será tirada e se pensará também no tempo perdido e o distanciamento das pessoas. No momento vemos muita gente mergulhada na solidão e suas próprias telas”. 

O que não podemos é negar o lado pitoresco, bem humorado e às vezes, escrachado de muitas postagens. Vou repartir três com você. Ria se quiser e puder.  

1ª A mídia internacional publicou (13.01.20) que a polícia alemã investiga se um homem que circulou vestido de Adolf Hitler cometeu algum crime. A ação ocorreu durante um tradicional festival ocorrido na cidade de Augustusburg, perto de Chemnitz. Ele exibia símbolos nazistas, o que é ilegal na Alemanha. Em vídeos, ele aparece sentado no sidecar de uma antiga motocicleta similar aos modelos usados pela antiga Wehrmacht (as Forças Armadas da Alemanha nazista).  Para o comentário do usuário abaixo, quando pessoas se vestem como Adolf Hitler, uma investigação é sempre necessária. 

Comentário de um usuário: “Eu sabia que esse assassino sanguinário estava vivo. Eu falei, escrevi e postei no facebook há tempos. Ele reside na Argentina e é protegido pelos nazistas. Com o seu aparecimento, eu quero ver agora como ficará a cara daqueles que me criticaram na época, me chamando de louco. Chupa cambada!”. 

2ª Fotos de dois casais militares gays se beijando polemizaram os meios militares durante a formatura na corporação no Distrito Federal. Muita repercussão, críticas e um falatório geral. 

Comentário de uma usuária.  “Não entendo o porquê de tanta indignação. Os homens de hoje só sabem cultuar o seu físico e se esquecem de suas obrigações elementares. São como bolas de sabão: lindos, musculosos, mas vazios! Com o aumento dos feminicídios as mulheres estão precavidas e evitando contatos casuais e matrimoniais com os homens. Elas descobriram nas mulheres um sentimento mais puro, sincero e superior aos dados pelos homens. Uma mulher entende e conhece bem a outra mulher”.  

3ª Os cervejeiros estão de luto depois das mortes de quatro pessoas que ingerirem a cerveja belorizontina da fabricante Backer. A suspeita é pela contaminação do dietilenoglicol, substância tóxica que provoca danos aos rins e chegando ao óbito. Sintomas da doença: problemas gastrointestinais (náusea e/ou vômito e/ou dor abdominal). Depois, insuficiência renal aguda de evolução rápida (em até 72 horas) somada a alterações neurológicas, como paralisia facial e descendente, borramento visual, amaurose (perda da visão parcial ou totalmente) e alteração sensorial.

Comentário de uma usuária: “Deus escreve certo por linhas tortas. Foi nas bodas de Caná que ocorreu o primeiro milagre quando Jesus Cristo transformou a água em vinho (Evangelho de João, no capítulo 2, versículos 1-11). Está tudo na Bíblia, basta ler e interpretar. Naquela época era o vinho e agora a cerveja. É um recado para os beberrões e para os oportunistas”. 

Por tudo isso Facebook é: sensacional, pitoresco, intrigante, extraordinário, fenomenal, fantástico e perigoso.

(Fonte: Internet/Wikipédia). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.