• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Campus Barbacena desenvolve projeto “Desafio Smart Home”

    O Campus Barbacena do Instituto Federal Sudeste de Minas realizou a primeira reunião do projeto “Desafio Smart Home: projetando e simulando uma casa inteligente por meio de metodologias ativas”. O projeto busca ensinar programação e robótica para alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas. Ao todo serão contemplados mais de 400 alunos de 14 escolas públicas de Barbacena, Alfredo Vasconcelos, Santa Bárbara do Tugúrio e Desterro do Melo. A duração do projeto será de 12 meses, com 20 horas para cada aluno.

    O projeto integra a seleção nacional do Chamamento Público IFES nº 01/2021 de apoio à iniciação tecnológica. Será utilizada a infraestrutura do Laboratório de Robótica e Inovação Tecnológica do Campus Barbacena, e as atividades serão baseadas em metodologias ativas, onde os alunos são sujeitos participativos de seu processo de aprendizado e descoberta, e o professor atua como mediador da construção de conhecimento.

    Participaram do lançamento

     Diretora-Geral do Campus Barbacena, Professora Alcimara Andrade, a Diretora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Fabianne Magalhães, o Prefeito de Barbacena, Carlos Dú, o Prefeito de Alfredo Vasconcelos, Maurinho, a Prefeita de Desterro do Melo, Mayara e o Prefeito de Santa Bárbara do Tugúrio, Donatinho, o Coordenador do Projeto, Professor Rafael Alencar, a Superintendente Regional de Ensino, Patrícia Russo, Secretários Municipais de Educação e alunos monitores.

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais