• 7ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Bombeiros resgatam ave silvestre que fugiu

    Arara da espécie Ararajuba fugiu da gaiola e se perdeu em mata fechada

    O Corpo de Bombeiros de São João Del Rei foi chamado no início da tarde desta quarta-feira (05), para atender uma ocorrência envolvendo uma ave silvestre na cidade de Prados, que fica a cerca de 25 Km de São João.

    No local, uma arara de espécie Ararajuba fugiu da casa de sua proprietária, entrando em uma mata que fica próxima à residência.

    Uma equipe se deslocou até o local onde, com o uso de equipamento adequado, conseguiu resgatá-la, encaminhando o animal de volta às mãos de sua dona. Vale ressaltar que o animal é criado em cativeiro e tinha as autorizações devidas.

    De acordo com o Sargento Braga, chefe da equipe que atendeu a ocorrência, a equipe dos militares entrou na mata e, em poucos minutos, avistou a ave em cima de uma árvore. Eles conseguiram resgatá-la e verificaram que ela não estava machucada. Como se trata de uma ave criada em cativeiro, sua permanência em área de mata aberta poderia ser um risco para a sua sobrevivência.

    Sobre o animal, Braga disse também que é uma ave silvestre e requer uma série de autorizações para a sua criação, o que foi verificado pela equipe junto à proprietária. Ela estava presa na árvore justamente pela anilha de identificação, que é uma das exigências para sua criação. Após o resgate, o animal foi entregue a sua proprietária.