• 10ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Bituca Convida inicia programação virtual com artistas brasileiros renomados

    A partir desta segunda-feira (13) a Universidade de Música Popular (Bituca) abrirá o seu palco virtual para o projeto “Bituca Convida”. Esse ano, para celebrar a música brasileira, as apresentações ficarão por conta de Maurício Tizumba, Badi Assad e Paula e Jaques Morelenbaum.  Os shows, que serão realizados nos dias 13, 15 e 17, começam, às 21h e serão transmitidos pelo Instagram da Universidade (@bituca). O projeto, assim como a escola, são patrocinados pela CEMIG através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

    Com carreiras de grande destaque, as atrações apresentarão repertórios de Caetano Veloso, Tom Jobim, João Donato, Vander Lee, Chico Buarque, entre outros artistas. Para quem não conhece, Maurício Tizumba é cantor, instrumentista, compositor, congadeiro e ator. Com mais de 50 anos de carreira, desde sempre, está comprometido com o resgate da identidade cultural do povo brasileiro. 

    Já Badi Assad canta, toca violão e dança. Com mais de 14 CDs lançados pelo mundo, a brasileira já recebeu um prêmio de melhor disco do ano, pela revista Guitar Player, já teve um álbum considerado pela BBC de Londres um dos 100 melhores do ano e entrou no 27º destaque do ranking da Amazon.com. Badi trará em seu repertório canções de Markus Ribas, Gonzaguinha, Chico Buarque, Milton Nascimento e músicas autorais, prometendo uma noite leve e divertida. 

    Paula Morelenbaum é cantora e Jaques Morelenbaum é violoncelista, arranjador, produtor e compositor. Por dez anos, viajaram pelo mundo com a “Nova Banda” de Tom Jobim. Para este show, os artistas apresentarão músicas que fazem parte dos seus repertórios como os clássicos de Tom Jobim, Caetano Veloso, João Donato e outros compositores. A dupla também contará com a participação de Dora Morelenbaum e Lucas Nunes, violonista da banda Dônica.

    O “Bituca Convida” é um projeto criado para realizar encontros. Assim, o objetivo é, periodicamente, promover oficinas e shows com grandes músicos brasileiros, oferecendo aos alunos experimentações, intercâmbio, instigar a criação, fazer da música instrumento de encontros e ousadias. Esse ano, mesmo com pandemia do novo Coronavírus, a escola não abriu mão disso e está promovendo a atividade virtualmente. Já participaram do “Bituca Convida” em outras edições: Milton Nascimento, Dori Caymmi, Hamilton de Holanda, Mônica Salmaso, Wagner Tiso e Hugo Pilger, Arismar do Espírito Santo, Juarez Moreira, Grupo Pau Brasil (Nelson Ayres, Paulo Bellinati, Teco Cardoso, Rodolfo Stroeter e Ricardo Moska), Cléber Alves e Carlos Malta, Gilvan de Oliveira, Toninho Ferragutti e Marco Pereira. 

    A Bituca: Universidade de Música Popular, foi criada em 2004, pelo grupo Ponto de Partida e, hoje, é uma referência na área cultural. Além das aulas regulares, a escola trabalha com programas especiais, que acredita serem fundamentais na formação de seus alunos e no compartilhamento da sua experiência com a comunidade e o público. 

    Confira a programação: Todas as apresentações serão feitas pelo Instagram: @bituca. 

    Tizumba – 13 de julho (segunda-feira), às 21h 

    Badi Assad – 15 de julho (quarta-feira), às 21h 

    Paula e Jaques Morelenbaum – 17 de julho (sexta-feira), às 21h