Barbacenenses disputam eleições dos Comitês de Italianos no Exterior

Terminou no domingo (03) o prazo para o registro de chapas interessadas em concorrer às eleições dos Comitês De Italianos No Exterior (Comites – ‘Comitati degli italiani all’Estero’). No total, foram 120 Comitês, sendo 107 pré-existentes e 13 criados recentemente ou em criação no mundo todo. 

São disputadas 90 vagas de conselheiro nos 7 Comites do Brasil, com um total de ao menos 312 candidatos distribuídos em 19 chapas. As chapas já estão em campanha para angariar votos e alguns barbacenenses estão presentes nelas. 

Mesmo com o desejo de adiamento dessas eleições pelo CGIE – ‘Consiglio Generale degli Italiani all’Estero’, após determinar que aconteceria, o governo italiano está gastando cerca de 12 milhões de euros, mesmo com o voto sendo por correspondência, uma vez que em alguns locais como São Paulo, haverá paralelamente um teste para o exercício do voto através de modalidade eletrônica, que caso aprovada, poderá ser utilizada nas próximas eleições do parlamento italiano na Circunscrição Eleitoral do Exterior. 

Nessas eleições, será o índice mais alto de renovação dos conselheiros que integram os Comites, já que a recandidatura foi impedida, retirando nomes tradicionais do meio político ítalo-brasileiro. Continuam apenas na disputa os presidentes atuais Daniel Taddone (Recife), Renato Sartori (São Paulo) e Anailime Lucia de Morais Sansaloni (Brasília).

Confira os participantes barbacenenses que estão concorrendo e as suas respectivas chapas: 

 

– Chapa de Belo Horizonte (Italianità in Movimento): Rômulo Stefani Filho e Elza Maria Candian.

– Chapa de Belo Horizonte (Giustizia e Libertà – Comites Attivo e Partecepativo): Junea Paolucci de Paiva.

– Chapa de Belo Horizonte (Cittadinanza Attiva): Maria Cristina Pujatti. 

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais