• 20ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Barbacenense publica artigo em revista marítima mais antiga do mundo em atividade

    O barbacenense Fabrício Robson de Oliveira teve seu artigo “O SS BARBACENA” publicado na Revista Marítima Brasileira (RMB), que é uma publicação oficial da Marinha do Brasil (MB) desde 1851, sendo a revista marítima mais antiga do mundo em atividade; tendo sua publicação trimestral e editada pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

    O artigo conta a história de um navio alemão fabricado em 1909, sob o nome de “SS GUDRUN”, que foi confiscado pelo governo brasileiro na Primeira Guerra Mundial; onde, em 1917, foi rebatizado com o nome “SS BARBACENA”, em homenagem a cidade mineira de Barbacena. Posteriormente, antes da entrada do Brasil na Segunda Guerra; o navio foi afundado pelo submarino alemão U-155 em julho de 1942, deixando 06 mortos e 56 sobreviventes.

    O SS Barbacena foi o 14º navio mercante brasileiro a ser atacado. Durante os ataques aos navios da Marinha Mercante Brasileira pelos submarinos do Eixo, entre os anos de 1941 e 1944, causaram a morte de mais de 1.000 pessoas.

    O artigo está publicado no volume 140, número 07/09 de 2020 da Revista Marítima Brasileira; que pode ser adquirida em formato físico pelo site www.revistamaritima.com.br e estará disponível para download após 12 meses de sua publicação. “Que nossa história nunca fique esquecida e que as gerações do presente e futuro, possam entender a importância e o reflexo dos acontecimentos passados em nossa sociedade atual, bem como, as ações do presente e seus impactos no futuro”, destacou Fabrício.