• 14ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Barbacena terá escola de samba desfilando no Carnaval

    Ao ler esta manchete, certamente o leitor do portal deve estar imaginando que os redatores estão equivocados. Mas a verdade é que temos uma escola de samba, a Acadêmicos da Folia, e agora vem a surpresa, é em miniatura. Isso mesmo, em miniatura.

    Isso porque para muitos a paixão pelo carnaval vai além dos dias de folia. O estudante de pedagogia da UEMG, Daniel Venâncio Rossi, há dois anos viu seu amor pelo carnaval ganhar os desfiles de escolas, mas na forma de miniatura.  “Sou apaixonado pelo desfile das escolas de samba, do carnaval real, e sempre tive vontade de fazer um carro alegórico, que é a parte dos desfiles reais que mais me encantam, em miniaturas. Até então eu não conhecia nenhuma liga de carnaval de maquetes, achei no YouTube pois estava procurando como fazer a tal miniatura do carro alegórico. E quando conheci a fundo, me apaixonei pelas miniaturas. Isso já faz 2 anos”, explicou. 

    Para quem não conhece, o carnaval de maquetes é um desfile de escolas de samba em miniaturas. No Brasil existem várias ligas de escolas de samba em maquetes. Daniel integra a Laimes com a sua “Acadêmicos da Folia”, a primeira escola de samba de maquetes de Barbacena. Os integrantes da liga fazem o desfile, gravam, editam e postam nas redes sociais. Após as apresentações, feitas pelas redes sociais e acompanhadas pelos jurados, as notas são divulgadas. “As fantasias e alegorias são feitas com materiais diversos e reutilizáveis, como papelão, isopor e retalhos de EVA. O desfile é gravado num solo branco, editado e postado no canal do YouTube. Por fim, vem a apuração dos votos. No ano de 2019, ficamos em 2° lugar, com 119,7”.

    Daniel, além de estar no 7º período de pedagogia, divide o tempo de carnavalesco com o trabalho de cabeleireiro.