O Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE), da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) divulgou nesta quinta-feira (19), o Informativo número 18, referente ao acompanhamento da evolução do número de casos da Covid-19 nas microrregiões de São João Del-Rei, Barbacena e Lavras.
Nesta edição, os destaques são os três municípios mais populosos das Vertentes, Barbacena, Lavras e São João Del-Rei que apresentam, atualmente, elevação do contágio, de acordo com a média móvel de casos confirmados.
Os municípios de Barbacena, com média móvel de 5.7 casos/dia e Lavras, que obteve média móvel de 2,7 casos/dia, implicaram em uma elevação no número de contágios. A cidade de São João Del-Rei, após apresentar redução no contágio por seis semanas seguidas, registra média móvel atual de 8,3 casos/dia. Isso representa um aumento de 207%, em relação há 14 dias, quando a média móvel era de 2,7 casos/dia;
No entanto, outros oito municípios do Campo das Vertentes apresentam redução no contágio: Bom Sucesso, Resende Costa, Capela Nova, Alfredo Vasconcelos, Senhora dos Remédios, Nepomuceno, Ijaci e Ingaí.
Para entender melhor, a Média Móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. A comparação da média móvel atual com há de 14 dias atrás fornece a tendência de contágio em determinado município. Então:
Maior que 15 % – Tendência de aceleração no ritmo de contágio.
Entre – 15% e 15% – Tendência de estabilização no ritmo de contágio.
Menor que -15 % – Tendência de redução no ritmo de contágio
LEIA TAMBÉM: