• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Barbacena registra mais de 140 novos casos de sífilis

    Cento e quarenta e três novos casos de sífilis foram registrados em Barbacena somente em 2021. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das pessoas contaminadas 45% são mulheres e 55% homens. Ainda de acordo com as autoridades de saúde, foram 25 casos de sífilis em gestantes, sendo 11 de sífilis congênita em menores de um ano. 

    A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), curável e exclusiva do ser humano. A transmissão ocorre por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou sendo transmitida para o feto durante a gestação e parto, podendo apresentar graves consequências, como prematuridade, abortamento, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN). Para a prevenção da transmissão da sífilis para o bebê, é necessário que o parceiro e a gestante realizem o tratamento da doença.

    O atendimento às pessoas com a doença é feito no Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM), localizado na Avenida Pereira Teixeira, 524, em frente ao Hospital Ibiapaba. As Unidades Básicas de Saúde também realizam testes rápidos.

    Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

    Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais