Take a fresh look at your lifestyle.

Barbacena recebe mostra artística gratuita de artistas autodidatas

0 169

Até o dia 4 de novembro a Casa da Cultura receberá a 1ª Mostra Traço Diverso, evento que expõe o trabalho de artistas autodidatas de Barbacena e região. Com foco nos acontecimentos do cotidiano e apresentando uma obra especial retratando a tragédia ambiental ocorrida no começo do ano na cidade mineira de Brumadinho, a exposição conta com a sensibilidade do olhar artístico para chamar a atenção das pessoas sobre questões diversas. “Com o falecimento de Lourival Vargas, a cidade ficou um pouco adormecida”, conta o artista visual José Roberto de Paula, referindo-se ao pintor e artista plástico barbacenense conhecido internacionalmente pela pintura de temas sacros. “Nós sabemos que existem vários outros artistas, cada um fazendo seu trabalho em sua casa, mas um trabalho que está um pouco escondido. Com Traço diverso, nós pensamos em chamar o público novamente para novas apresentações e, de um modo geral, apresentar também para a cidade o que nós temos produzido durante esse intervalo de tempo”.

 

Incentivo à sensibilidade

 

José Roberto conta, ainda, que a mostra foi montada pensando em pontos turísticos da cidade, como casarios que, com o passar do tempo, estão desaparecendo. Como o artista observa, o hábito de reparar nas paisagens da cidade se perde com a correria da rotina, motivo pelo qual o olhar sensível do artista serve como uma ponte de conexão e estímulo para a apreciação.  

Um dos destaques da Mostra Traço Diverso é a exposição de uma pintura sobre a tragédia ambiental causada pela mineradora Vale na cidade de Brumadinho em janeiro de 2019 e que resultou em 270 mortes. “A gente tem uma tela que retrata essa tragédia de uma forma mais do lado social mesmo, e chamando a atenção das pessoas para o momento de dor e sofrimento”, relata José Roberto. Ele acrescenta, ainda, que o intuito não é amenizar uma situação triste, mas valorizar o ser humano por meio do olhar sensível da arte.

O artista visual acredita também que a mostra poderá incentivar outros artistas de Barbacena e até mesmo resgatar o movimento de arte outrora existente na cidade. A arte, segundo ele, precisa sair do espaço entre quatros paredes e chegar ao grande público, em especial aos adolescentes. A Mostra Traço Diverso é inteiramente gratuita e será montada na Casa da Cultura.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.