Barbacena novamente no calendário de eventos oficiais do xadrez nacional

Barbacena, por intermédio do Olympic Clube, faz parte do cenário nacional de xadrez. O clube é filiado à Federação Mineira de Xadrez e um dos precursores da Liga Regional, que engloba ainda as cidades de Juiz de Fora, Ouro Preto, São João Del-Rei, dentre outras. E a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) divulgou o calendário de competições oficiais para 2021 e Barbacena mais uma vez aparece no cenário nacional com destaque. Em data a ser confirmada, inicialmente marcado para maio, o Olympic Clube recebe o Campeonato Amador Sudeste/Centro-Oeste. Este campeonato é dividido em seis categorias, de acordo com o rating do enxadrista. Trata-se de uma das competições mais importantes do xadrez brasileiro.

A Liga Regional de Xadrez, além do Amador em Barbacena, terá a responsabilidade de realizar o Festival Nacional da Criança (FENAC), com idade até 14 anos, na cidade de Juiz de Fora. Nas categorias de Base, este é um dos destaques, juntamente com o Campeonato Brasileiro Escolar, que será na cidade de Caxambu/MG. O FENAC está definido para os dias 01º a 04 de abril, no Premier Parc Hotel.

COMPETIÇÕES ESTADUAIS – A Federação Mineira de Xadrez ainda não definiu o seu calendário de torneios para 2021. Os principais torneios do estado serão indicados no mês de janeiro e há expectativa de que Barbacena seja uma das sedes.