• 13ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Barbacena já se prepara para a vacinação da Covid-19

    Com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na tarde de domingo (17), do uso emergencial das vacinas contra a Covid-10, a CoronaVac e Oxford, Barbacena já se prepara para receber os imunizantes. O quantitativo de doses destinadas à Barbacena ainda não foi divulgado, mas o município já recebeu 40 mil kits de seringas e agulhas. Para Minas Gerais serão destinadas, neste primeiro momento, 561 mil doses da CoronaVac.

    O município tem 21 salas de vacinas ativas e já elaborou o Plano de Vacinação. Segundo a assessoria da Prefeitura, no plano “são contempladas adequações a sua rede de frio e salas de vacinas, além da aquisição de Câmaras Frias. O Plano também prevê adquirir caixas térmica para vacinação extra muro e domiciliar. Novos computadores também são contemplados no Plano para o registro de vacinação e demais insumos pertinentes ao processo de vacinação”.

    A logística da vacinação vai depender da quantidades de vacinas destinadas ao município. Existe a possibilidade de ampliação do horário de vacinação, abertura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) aos finais de semana, estruturação de outros pontos de vacinação, sistema Drive-Thru, tudo seguindo as normas de segurança.

    O plano nacional de imunização prevê, neste primeiro momento, três fases:

    1ª Fase: trabalhadores de saúde que atuam na linha de frente de combate a Covid-19; Indígenas e quilombolas; idosos com 75 anos ou mais; idosos com 60 anos ou mais institucionalizados.

    2ª fase: Idosos de 60 a 74 anos.

    3ª fase: Pessoas com comorbidades – Diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC≥40).