Barbacena ganha Observatório Astronômico

Observar estrelas, planetas, galáxias, a Lua, o Sol, tem sido, ao longo de milênios, uma das práticas que mais despertam curiosidade e admiração pelas pessoas. Barbacena, e região, agora, tem um Observatório Móvel Astronômico, que já começou suas atividades em julho, mas que a partir de outubro contará com mais um Telescópio, vindo diretamente do Sul do Brasil. Vocês podem acompanhar as atividades pelo Instagram (@delton.mendes/ @casadacienciaedacultura) 

Segundo Dr. Delton Mendes, diretor e criador da Casa da Ciência e da Cultura de Barbacena: o Observatório Astronômico Popular tem como objetivo facilitar o acesso das pessoas, de quaisquer faixas etárias, à observação de corpos celestes com Telescópios, permitindo aos interessados se admirarem com o Cosmos e os fantásticos eventos astronômicos. Em outras cidades também haverá o observatório, pois ele é móvel. Esta característica também favorece que os equipamentos, e os eventos, possam ser realizados em vários locais diferentes dentro de Barbacena.

As inscrições ocorrem em fluxo contínuo, ou seja, a todo momento os interessados poderão se cadastrar em algumas das fichas de reserva de vagas abaixo. Atenção: são três fichas diferentes: observação do céu noturno, observação do Sol (com equipamento especial, pôr do Sol, Telescopia) e contratação, por escolas e outras instituições, para que o observatório posso ir até estas instituições. Os interessados poderão se cadastrar em quantas e quais fichas desejar. Mas é lista de reserva! 

1 – Ficha para reserva de vagas em eventos de observação do céu noturno (Lua, Planetas do Sistema Solar, dentre outros):

https://forms.gle/2bwhZk5THqDxY6Xb6 

2 – Ficha de reserva de vagas para observação do Sol, pôr do Sol, Lua durante o dia (Com telescópio e outros equipamentos, e projeção do Sol em anteparo, para observar as manchas solares):

https://forms.gle/U5UMQ5YX2o8mZDSdA 

3 – Ficha de contratação por outras instituições, para a presença do Observatório Móvel em Escolas, Universidades, Empresas, dentre outras: 

https://forms.gle/Rz4G7gAki6sWDS417 

O que é a Casa da Ciência e da Cultura e quem é Dr. Delton Mendes Francelino?

Delton Mendes é Doutor pela UFMG, professor, cientista, com 3 graduações e também 2 mestrados. Possui ampla experiência com divulgação científica e comunicação/educação científica, sendo reconhecido internacionalmente por seus métodos e trabalho. A Casa da Ciência de Barbacena foi criada por ele e sua metodologia consta de uma rede de espaços urbanos, naturais e rurais, nos quais diversos tipos de eventos ocorrem, sempre com o intento de conectar Ciência, fortalecer vínculos entre pessoas e esses ambientes, Natureza, Astronomia e muito mais. 

Outras informações: whatsapp (32) 98451 9914 

Apoio divulgação científica: Samara Autopeças, Complexo de Mídia Eletrônica Barbacena Online e SEAM – Serviços Ambientais. 

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais