Barbacena ganha Associação e Projeto de Natação para Crianças Autistas: Conheça a AAAB e o Projeto “Estimular”

Com o objetivo de somar com as associações já existentes na cidade e de apoiar a causa, a barbacenense Lidiane Maria Mateus de Oliveira criou a Associação de Apoio aos Autistas (AAAB). A Instituição não possui fins lucrativos e visa uma maior inclusão social dos portadores da deficiência. 

A AAAB só poderá receber incentivos municipais e estaduais após um ano de existência. Em função disso, foi lançado o projeto “Estimular”, voltado para fomentar a prática de esportes aquáticos entre crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já que a água é reconhecida por ser um excelente meio para promover o desenvolvimento psicomotor, além de facilitar a inclusão social. A intervenção terapêutica na água também incentiva o desenvolvimento da coordenação motora, melhora o tônus muscular, o equilíbrio, favorece o desenvolvimento de habilidades motoras, assim aumentando a coordenação e a harmonia de movimentos.

O projeto beneficiará especificamente crianças autistas que ainda não praticam nenhum esporte inicialmente em Barbacena mas tem a expectativa de posteriormente atender cidades da região. Com duração de seis meses, o programa oferecerá sessões de natação duas vezes por semana, proporcionando uma oportunidade valiosa de integração e desenvolvimento físico para essas pessoas. O “Estimular” está sendo colocado em prática na Academia de Natação Fisofonocenter, localizada na Rua Monsenhor Silvestre de Castro, nº 275, no Bairro Funcionários. O local foi escolhido por possuir cadeiras aquáticas, rampas de acesso a piscina e profissionais capacitados para oferecer segurança e conforto para as crianças. 

Tanto o projeto, quanto a Associação têm se mantido através de doações de empresas e de algumas pessoas que se colocaram à disposição para abraçar a causa. Aqueles que também tiverem interesse em ajudar, há duas formas: através de qualquer valor via pix ou dinheiro ou adotando uma criança, oferecendo o valor de uma mensalidade no projeto (R$112). Para isso, Lidiane está disponível através do número (32)9 8435-3298.

Para dar uma melhor visibilidade da AAAB para a população, Lidiane criou uma página no Instagram – que pode ser acessada pelo usuário @aaabbarbacena – dedicada a expor as iniciativas da Associação, facilitando o acesso, informando e fortalecendo a rede de apoio às famílias de autistas em Barbacena.

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais