• 9ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Barbacena é um dos Polos de Desenvolvimento de Xadrez

    A cidade de Barbacena foi escolhida pela Federação Mineira de Xadrez como polo de desenvolvimento do esporte. De acordo com a Federação, várias ações estão acontecendo como parcerias, realização de cursos e também de torneios envolvendo os estudantes da região, tendo o Olympic Clube à frente, como filiado à FMX.

    Com apoio da 3ª Superintendência Regional de Ensino, Prefeitura de Barbacena, além do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, estão acontecendo duas capacitações de professores e pessoas interessadas no xadrez. A primeira de capacitação dos “facilitadores de xadrez escolar” aconteceu nos dias 19 e 20 de junho e uma segunda turma está marcada para os dias 03 e 04 de julho.

    A capacitação de “Facilitador do Xadrez Escolar” é totalmente gratuita e será feita na forma online. Para se inscrever, basta que o interessado preencha o formulário:

    https://docs.google.com/forms/d/1SnaZp4W2SkO3wVpVtr0ud553YeDCI2jd7LGv_8bAmZc/edit

    A Federação Mineira de Xadrez fornecerá certificado de participação. O curso começa às 8h de sábado (03/07). Segundo a FMX, o curso terá duração de 16 horas/aula e capacitará os professores para que eles utilizem o xadrez em sala de aula, como mais uma ferramenta à mão do professor na arte de ensinar.

    O Polo de Desenvolvimento de Xadrez (PDX-MG) é fomentado em seis cidades mineiras sob a supervisão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), após um projeto apresentado pela Federação Mineira junto ao Governo Estadual. João Pinheiro, Sete Lagoas, Barbacena e Nova Lima estão entre as seis cidades escolhidas para o PDX-MG.

    LEIA TAMBÉM:

    FMX e Instituto Federal firmam parceria de cooperação para desenvolvimento do xadrez

    Barbacena novamente no calendário de eventos oficiais do xadrez nacional