• 16ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Barbacena é reclassificada em nova onda pelo Minas Consciente. Veja quais comércios poderão funcionar!

    De acordo com a Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 71, publicada na última quarta-feira (29), a macrorregião de saúde Centro-Sul, onde Barbacena está inserida, teve uma nova classificação no programa Minas Consciente, responsável pela flexibilização das atividades comerciais afetadas pela pandemia do novo Coronavírus. Essa alteração foi realizada após um ajuste do Governo do Estado no plano, para simplificar os protocolos e regras determinadas no programa, porém entrando em vigor a partir do dia 06 de agosto, após passar por uma nova análise do Governo Estadual.

    Neste momento, até o dia 06 de agosto, segundo orientação da área da Saúde, Barbacena continua no protocolo anterior, com funcionamento apenas do delivery, sem atendimento presencial.

    Assim, no modelo anterior, a região estava classificada na Onda Branca, considerada como de baixo risco e que permitia o funcionamento de autoescolas, lojas de artigos esportivos, floriculturas, objetos de arte, lojas de móveis, entre outros. Agora, com o novo modelo do Minas Consciente, a região está classificada na Onda Amarela, considerada de médio risco e que reúne todas as atividades que antes estavam nas antigas ondas branca, amarela e vermelha, como autoescolas, lojas de artigos esportivos, floriculturas, hotéis, papelarias, lojas de roupa, salões de beleza, lojas de departamento, lojas de joias e bijuterias, informática, design e decoração.

    A proposta de mudança do programa Minas Consciente foi montada pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) e pelo Grupo Executivo do Minas Consciente e discutida com o governador Romeu Zema (Novo), o vice-governador Paulo Brant (sem partido), todos os secretários, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público do Trabalho (MPT), a Defensoria Pública, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a Associação Mineira de Municípios (AMM).

    EXPLICAÇÕES CONFUSAS – com as alterações indicadas pelo Governador Romeu Zema, que valem a partir do dia 06 de agosto, houve uma nova classificação das ondas que são caracterizadas pelas cores. A sugestão seria alterar a classificação das ondas, porém, nesta nova classificação, ao invés de cores, que fossem adotados números. Assim, seria muito mais fácil para toda a população compreender os protocolos que deverão ser seguidos.

    Ressalte-se que no dia 08 de agosto haverá uma nova reunião do Governo Estadual e os representantes das regiões para uma nova análise de enquadramento. Resumindo, neste momento Barbacena e toda a região centro-sul está classificada na onda amarela (sob o protocolo antigo). Um novo sistema de ondas entra em vigor no dia 06 de agosto, porém, no dia 08 de agosto haverá uma nova análise e classificação das regiões mineiras.

    NOTA DA REDAÇÃO – Com todas as informações truncadas por parte das autoridades estaduais, houve uma confusão na interpretação de todo o sistema de protocolo a ser seguido pelos comerciantes. Além do problema de enfrentar a pandemia, ainda é preciso enfrentar também a falta de informação e a informação truncada, o que dificulta e mais, atrapalha, sobremaneira, o enfrentamento ao novo coronavírus.

    O Barbacena Online e a Rádio Sucesso FM continuam buscando informações precisas e esclarecedoras sobre a reabertura gradual do comércio na cidade.

    Leia também:

    https://barbacenaonline.com.br/governo-simplifica-protocolos-do-minas-consciente-veja-como-funcionara/