Take a fresh look at your lifestyle.

Barbacena e Juiz de Fora se unem em favor do xadrez

Liga Regional terá agenda unificada de torneios

0 1.068

As ligas de xadrez das cidades de Barbacena e Juiz de Fora estão unindo suas forças para criar uma Liga Regional de Xadrez – Mata-Vertentes. “Esta é a evolução natural para que tenhamos um xadrez forte na nossa região”, pondera o juizforano Pedro Lage. As ligas de cada cidade vão manter seus torneios, porém unificando os calendários. “Vamos criar um sistema de cooperação para apoiarmos os grandes torneios que já começaram a acontecer”, assinala Wagner Afonso da Silva, de Barbacena, referindo-se ao torneio em Barbacena com a presença do Mestre FIDE Frederico Gazel, em abril. Outros grandes nomes do xadrez brasileiro estão confirmados para torneios neste ano.

Discutida durante boa parte do ano de 2017, a ideia da Liga Regional ganhou força após a abertura da temporada 2018, da Liga Barbacenense de Xadrez – LBX, em abril, com a presença do Mestre Fide Frederico Gazel e uma legião de enxadristas: mais de 50 atletas divididos em categorias Escolar (ensino fundamental e ensino médio) e Absoluto. Desde então o tema foi evoluindo até ganhar a formatação atual. Nos próximos meses, em Barbacena, já pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, o convidado é Igor Ribeiro Campos, atual campeão mineiro de Xadrez Clássico. Para Juiz de Fora o convidado é o Mestre Internacional Eduardo Limp. Os preparativos já estão em andamento e as datas serão divulgadas em breve.

“Queremos contar com mais cidades em nossa liga regional”, sinaliza Ialex Campos. “Sabemos que existem ligas, clubes, associações ou mesmo grupo de pessoas que praticam o xadrez em cidades como Conselheiro Lafaiete, São João Del Rei, Santos Dumont, Lavras e Muriaé, por exemplo. Queremos estes enxadristas compondo com a gente a LRX”, indica. Para se associar à Liga Regional de Xadrez não é cobrada qualquer taxa. A única exigência é unificar o calendário, “para evitar que aconteçam torneios no mesmo dia em duas cidades”, explica Ialex. A intenção é que todos tenham oportunidade de jogar com qualidade e sempre perto de suas casas.

 

Acesse:

www.xadrezmatavertentes.com.br

www.xadrezbarbacena.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.