Take a fresh look at your lifestyle.

Barbacena é destaque no Desafio Senai de Projetos Integradores

0 93

Placas solares para fogão que evitam queima de gás, lavanderia que funciona com água da chuva, alarme inteligente para quando o gás estiver acabando. Essas são algumas das inovações apresentadas no desafio SENAI de Projetos Integradores, do qual o estado de Minas Gerais foi ganhador em duas categorias na etapa nacional do desafio: aprendizagem industrial e voto popular.

O projeto vencedor na categoria voto popular é do Senai de Barbacena. Definido como rentável, inovador e sustentável, o projeto “Re-glass” atendeu uma empresa também barbacenense, a MB Temper, dando uma destinação adequada para as sobras de vidro. O projeto foi escolhido entre mais de 5 mil cadastrados em uma plataforma voltada a indústria e trouxe como solução a utilização do material na produção de concreto, além de, no futuro, ser utilizado também para construir bloquetes, bancos de praça e outros artefatos de concreto. Foram realizados testes, através da parceria com outra empresa da região, a Cimec, e estudos para comprovar que o vidro poderia ser reutilizado da forma proposta.

Os alunos que participaram da equipe vencedora explicam que o produto apresentou grande viabilidade e rentabilidade, com redução no preço final, além de outros benefícios, como o descarte apropriado do vidro, que levaria cerca de 4 mil anos para se decompor na natureza, e a redução do gasto com a logística.

A produção do concreto, utilizando as sobras do vidro para a construção de bancos e outros artefatos ainda tem um cunho social, em parceria com uma instituição também local, a Sociedade São Miguel Arcanjo, podendo atender as demandas da escola, fornecendo bloquetes, bancos, entre outros.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.