• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Aves: da beleza à importância ecológica e ambiental

    Por Julia Gonçalves, membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana e graduanda em Ciências Biológicas, no IF, sob orientação do professor Delton Mendes

    Quem nunca observou e admirou uma ave cantando? Os sons que elas produzem estão entre as melodias naturais mais bonitas da Terra. Em sua classificação, são caracterizados por serem animais vertebrados e endotérmicos, ou seja, possuem metabolismo capaz de manter a temperatura do corpo constante, por isso, são encontrados em todas as regiões do globo. Além disso, possuem bicos adaptados para cada tipo de alimentação e o corpo revestido por penas, sendo que a algumas espécies não possuem a capacidade de voar. Contudo, apesar ser comum vermos e escutarmos aves cantando, tanto nas cidades como nos campos, elas ainda geram diversas dúvidas no que diz respeito à importância de seu canto. Assim como nós, os pássaros usam sua vocalização para interagir com o meio, seja para indicar situações de perigo, fazer contato entre indivíduos da mesma espécie, seja para mostrar interesse sexual ou ainda de bem-estar (UFF, 2016).

    São animais que apresentam grande variedade de espécies sendo muitas delas coloridas e exóticas. Segundo o Instituto Chico Mendes, “existem no mundo cerca de 10.426 espécies de aves. Dessas, 1.919 espécies são encontradas no Brasil”. Além disso, desempenham diversas funções no ambiente como no controle de população de insetos em sua fase adulta ou larval, na polinização das plantas garantindo a variabilidade genética das espécies de vegetais, na dispersão de sementes, entre outras. (SafraES, 2015).

    Logo, lembrem-se sempre que, assim como outros animais, os pássaros são essenciais para o equilíbrio da Terra. “Notar esses pequenos detalhes, curiosidades, hábitos e comportamento das aves é uma forma de adquirir um novo olhar para o mundo. Isso porque apesar de serem tão particulares e ao mesmo tempo diversas, as aves tem muito a nos ensinar. A beleza de cada espécie ultrapassa o colorido da plumagem e a delicadeza de uma vocalização melodiosa. Alcança patamares que nem sempre são visíveis ao homem. Elas são prestadoras de serviços ambientais!” (G1, 2018).

    REFERÊNCIAS:

    https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da-gente/especiais/noticia/2018/10/05/dia-da-ave-a-importancia-desses-seres-para-o-planeta.ghtml.

    https://www.icmbio.gov.br/portal/faunabrasileira/estado-de-conservacao/2798-aves-amazonia#:~:text=Existem%20no%20mundo%20cerca%20de,diversidade%20de%20aves%20do%20mundo.

    http://webvideoquest.uff.br/a-vocalizacao-nas-aves/.

    https://www.safraes.com.br/geral/a-importancia-das-aves-na-natureza-1.

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Portal Barbacena Online