• 19ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Aulas presenciais em Minas Gerais poderão retornar ainda em junho

    O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) autorizou o retorno presencial das aulas no Estado. Após a decisão, a Secretaria de Estado e Educação (SEE) marcou para o dia 21 de junho a volta dos estudantes e o dia 14 para os profissionais da educação. O retorno será gradual, começando com turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. 

    A autorização vale para as cidades classificadas nas ondas verde e amarela do programa Minas Consciente, podendo também a Prefeitura de cada local permitir ou não a liberação. “Desde fevereiro as escolas estão em processo de conclusão da adaptação de infraestrutura, itens de segurança, produtos de limpeza. Fizemos um checklist para que cada um dos diretores fizesse um tratamento individualizado de cada escola, disponibilizamos R$ 90 milhões para viabilizar as adaptações necessárias”, detalhou a secretária de educação Júlia Sant’Anna.

    Já o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais – Sind-UTE afirmou que vai recorrer da decisão tomada pelo TJMG e que vai fiscalizar a convocação dos profissionais ao trabalho presencial. Em ata, argumentou também que os profissionais devem estar em alerta para que as medidas sejam cumpridas corretamente: “A categoria deverá estar atenta a todos os atos de convocação para o trabalho presencial e ao cumprimento das medidas de segurança necessárias, denunciando as irregularidades eventualmente encontradas nas unidades escolares”, finalizou o sindicato