Take a fresh look at your lifestyle.

Atividades buscam conscientização durante a semana da deficiência intelectual ou múltipla

0 418

Começa na terça-feira (20) uma semana repleta de atividades voltadas para a conscientização sobre a visibilidade da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla em Barbacena. Conforme campanha nacional, o tema do evento deste ano é “Família e pessoa com deficiência: protagonistas da implementação das políticas públicas” e seu objetivo é levar mais informações à população, especialmente às famílias que possuem pessoas com deficiência. Organizada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o objetivo é oferecer atividades que evidenciem a importância da inclusão social, dos cuidados ativos e das políticas públicas. 

Como informa a coordenadora das ações de saúde da APAE-Barbacena, Nídia de Fátima Melo, o público-alvo é principalmente as pessoas com algum tipo de deficiência (seja intelectual ou múltipla). “Eles são os personagens principais”, ela ressalta. “São eles que sentem na pele as dificuldades do dia-a-dia”. 

Ainda de acordo com Nídia, são muitos os profissionais e as instituições que auxiliam na garantia do acesso aos direitos da pessoa com deficiência, mas é preciso pensar mais ativamente em temas como inclusão escolar e inclusão social. Por isso, a semana de conscientização oferece palestras sobre temas que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas com deficiência, a começar, na quarta-feira (21), com a assistente social e coordenadora das ações sociais da APAE, Eliane Sanches. 

Na quinta-feira, a assistente social do INSS, Shirley Rosana das Graças, fala sobre BPC e Loas. Além disso, a APAE promove confraternizações, apresentações musicais, encontros artísticos e uma caminhada da Igreja do Rosário até a Igreja da Matriz, que acontece na manhã de terça-feira (27).

Todas as pessoas com deficiência da região e seus familiares estão convidados para participar do evento, mesmo quem não possuir nenhum tipo de vínculo com a instituição. Além disso, vale lembrar que a APAE-Barbacena está aberta para a visitação, funcionando de 7h às 16h. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.