• 1ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • As plantas também possuem memória?

    Por Sabrina Medeiros, licencianda em Ciências Biológicas e membro do Centro de Estudos em Ecologia Urbana do IF Barbacena, sob orientação do professor Delton Mendes Francelino, coordenador do Centro de Estudos em Ecologia Urbana, do IF Barbacena.

    A memória é a capacidade de armazenar informações já vivenciadas, ou seja, é basicamente o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Até então, a capacidade de memorizar, aprender e lembrar do que foi aprendido era uma característica dos animais, até pouco tempo sem relação com as plantas.

    Porém, testes com a planta Mimosa pudica, conhecida popularmente como dormideira, indicam que plantas conseguem se “lembrar” de alguns eventos já vivenciados. Neste teste, os pesquisadores deixaram as plantas caírem de uma altura de 15 cm, deslizando por um trilho em uma plataforma de espuma. Importante lembrar que ao tocada essa planta normalmente fecha suas folhas rapidamente como forma de proteção e defesa. Depois de 4 a 6 quedas as plantas simplesmente deixaram de fechas suas folhas por se “lembrarem” do que iria acontecer. O mais incrível foi que, após de um mês, repetiram o teste e elas continuaram a lembravam do que iria acontecer a elas.

    Para o cientista e pesquisador botânico Stefano Mancuso, toda a vida, quer humana, animal ou vegetal, tem consciência de si próprio. Um exemplo disso, conforme mencionado pelo cientista, é que quando uma planta ofusca outra, a planta que fica à sombra cresce rapidamente de forma a poder alcançar também a luz. Mas quando se olha para uma árvore, os ramos tanto estão à luz como à sombra. Isto deve-se ao fato de a sombra ser feita pela própria árvore, o que evita a necessidade de os ramos crescerem tão rápido.

    Todas as formas de vida são incríveis e imprevisíveis, cheias de segredos a serem descobertos. Mancuso acredita que as plantas foram seres pioneiros e que sempre exploraram o planeta, sendo por isso mestres em criar relações simbióticas com outros organismos. “Quando nos sentimos melhores do que todos os outros seres humanos ou outros organismos vivos, começamos a usá-los. É exatamente isso que estamos a fazer. Sentimo-nos como uma natureza externa”.

    Apoio divulgação científica: Samara Autopeças e Jornal Barbacena Online

    As plantas têm memória, comunicam e resolvem problemas. Green Savers, 12 set 2020. Disponível em: < https://greensavers.sapo.pt/as-plantas-tem-memoria-comunicam-e-resolvem-problemas/>. Acesso em 04/07/2021.

    BALEEIRO, André. A revolução das plantas. A Casa de Vidro / Janeiro de 2021. Disponível em: <www.acasadevidro.com/revolucaodasplantas>. Acesso em: 04/07/2021.

    MARCUSO, Stefano. A nação das plantas. 1ªED.(2020).