• 21ºC
    Barbacena, MG Previsão completa
  • Arquidiocese mantém fechamento das igrejas e cancela festa de Corpus Christi

    O Arcebispo de Mariana, Dom Airton José dos Santos, emitiu novas orientações para as igrejas dos 79 municípios que compõem a Arquidiocese. As missas continuam suspensas e as celebrações religiosas são mantidas sem a presença dos fieis. A grande novidade deste novo documento publicado nesta segunda-feira (25) é o cancelamento da festa de Corpus Christi.

    De acordo com as novas orientações vindas de Mariana, “permanecem suspensas, por tempo indeterminado, as novenas, tríduos e outras celebrações ou atos devocionais públicos. Está suspensa a Procissão do Santíssimo Sacramento na Solenidade de Corpus Christi”.

    No dia de Corpus Christi as paróquias deverão promover e transmitir a ‘Hora Santa Eucarística’. Porém, devem ser evitadas carreatas ou deslocamentos conduzindo o Santíssimo Sacramento pelas ruas. No mesmo sentido, a orientação indica que as festas com santos padroeiros devem ser evitadas na forma presencial.

    As normas da Arquidiocese de Mariana levam em consideração a situação da pandemia da Covid-19. As celebrações de missas com a presença dos fieis continuam suspensas. A orientação é que aconteçam celebrações divulgadas por intermédio do rádio, televisão e internet.

    Casamentos, Batismos e Confirmações também continuam suspensos. Porém, em situações de urgência, o batismo pode ser ministrado. Os matrimônios já agendados devem ser realizados em nova data.