Take a fresh look at your lifestyle.

Arquidiocese de Mariana determina fechamento de igrejas

A Arquidiocese de Mariana, diante do agravamento da pandemia da COVID – 19, divulgou novas orientações para as igrejas a partir de terça-feira (24). De acordo com Dom Airton José dos Santos, Arcebispo Metropolitano de Mariana, todas as igrejas deverão permanecer fechadas e os Párocos e Administradores Paroquiais receberão as orientações específicas em relação ao Santíssimo Sacramento. 

Continuam suspensas as celebrações de missas com a participação de pessoas, mas os Presbíteros celebrarão diariamente a Eucaristia sem o público. Estão suspensos também matrimônios, batismos e confirmação. O Batismo, no entanto, pode ser ministrado em caso de emergência e os matrimônios, já agendados, cabem aos noivos a conveniência de sua celebração pública. 

Também ficam suspensos, por tempo indeterminado, os mutirões de confissões, as novenas, tríduos, procissões programadas, todos os encontros, reuniões, retiros e demais eventos eclesiais e a visita aos enfermos feita pelos ministros extraordinários da comunhão eucarística (os sacerdotes que se colocarem à disposição para o atendimento dos casos mais graves, devem obedecer os procedimentos de segurança das autoridades sanitárias de cada município). As celebrações da Semana Santa serão adaptadas ao atual contexto de pandemia e seguirão orientações específicas que brevemente serão divulgadas.

A arquidiocese ainda explica que é uma medida dolorosa, mas que visa um objetivo benéfico: evitar o perigo do contágio por parte dos que poderiam freqüentar as igrejas neste momento.