Ansioso para a segunda dose da vacina contra a Covid? Saiba quando será aplicada

Quatro vacinas estão sendo utilizadas no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, sendo a Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen. Destas, apenas a Janssen é de dose única e as demais têm intervalos diferentes de aplicação das duas doses.

Segundo a Prefeitura de Barbacena, a estratégia de estender para 12 semanas o intervalo entre as duas doses das vacinas Astrazeneca e Pfizer vem sendo adotada no Brasil e em diversos países com a finalidade de acelerar o processo de vacinação em decorrência da oferta limitada de vacinas. Já a Coronavac é administrada em 2 doses com intervalo de 4 semanas (28 dias). No momento o Brasil não vai reduzir o intervalo para a administração da 2ª dose, até que toda a população maior de 18 anos tenha recebido pelo menos uma dose.

Também, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da vacina contra a covid-19, não se recomenda a administração de doses adicionais de vacinas Covid-19. O Ministério Público de Minas Gerais, emitiu uma Nota Técnica reforçando aos promotores de Justiça com atuação nessas áreas em todo o estado a necessidade de se coibir a prática da “revacinação”. A Nota Técnica esclarece a conduta por parte do usuário poderá comprometer o Plano Nacional de Vacinação, com indivíduos já vacinados desviando doses que deveriam ser direcionadas ao restante da população ainda não vacinada, além de configurar crime de estelionato. A pena prevista para o crime é reclusão, de um a cinco anos, acrescidas de 1/3 (por ser praticada contra o Poder Público), além de multa.

SEGUNDAS DOSES

Nesta quinta-feira (22) a Prefeitura divulgou uma previsão sobre a segunda dose da vacina contra a Covid-19, conforme data de aplicação e intervalo do fabricante. Os locais de aplicação ainda não foram definidos e o chamamento será divulgado pela Prefeitura.


VACINA CORONAVAC – INTERVALO ENTRE AS DOSES 28 DIAS

1º DOSE APRAZAMENTO PARA A 2ª DOSE
03 DE JULHO 31 DE JULHO
06 DE JULHO 03 DE AGOSTO
07 JULHO 04 DE AGOSTO

 

VACINA ASTRAZENECA/ PFIZER– INTERVALO ENTRE AS DOSES 12 SEMANAS (3 MESES)

 

1º DOSE ASTRAZENECA APRAZAMENTO PARA A 2ª DOSE
10, 11 e 12 DE MAIO 02 DE AGOSTO
13, 14 e 15 DE MAIO 05 DE AGOSTO
17, 20 e 21 DE MAIO 09 e 10 DE AGOSTO
1º DOSE ASTRAZENECA/PFIZER  APRAZAMENTO PARA A 2ª DOSE
24 e 25 DE MAIO 16 DE AGOSTO
26, 27 e 28 DE MAIO 17 e 18 DE AGOSTO