Ângelo Bianchetti, um desportista que orgulha Barbacena

Francisco de Santana

Ângelo significa, mensageiro, uma pessoa que procura comunicar seus conhecimentos para manter um clima de harmonia nos ambientes que frequenta. É leal, extrovertido e por isso, conquista a simpatia de todos. Esse é o retrato da personalidade do Ângelo Bianchetti, filho do Luiz Carlos Bianchetti e da senhora Suely Bianchetti, colaboradores da Sociedade Espírita Amor e Paz, localizada à Luiz Bertoleti, 328, bairrro Monte Mário em Barbacena. Ângelo nasceu em Barbacena no ano de 1984, é casado com a senhora Daniela e possui três filhos, Maria Luiza,  Júlia e Ayrton. Sua irmã se chama Mara Bianchetti, competente Jornalista em Belo Horizonte, que pelo quarto ano consecutivo ganhou o prêmio de “Os Mais Admirados da Economia, Negócios e Finanças”. Sua especialidade jornalística: Economia. Mara é casada com o também Jornalista Emerson Panciere, comunmcador da Rádio Itatiaia de Belo Horizonte. Santana, não vamos mudar o foco, voltemos ao Ângelo. O que ele faz e fez para merecer essa crônica?

Ângelo é um barbacenense, residente na cidade de Brasília, Distrito Federal, tem a patente de 1º Sargento do Exército, que honra e orgulha a nossa mui nobre e leal cidade de Barbacena. Como assim Santana? Desde criança ele optou pela prática do esporte? Ele teve algum incentivador? Sim! Seu pai, Luiz Carlos Bianchetti que sempre o incentivou a gostar e a praticar algum tipo de esporte. Ele dizia: “Além de facilitar a socialização, o esporte traz mudanças significativas na vida do jovem praticante, alterando a realidade e oferecendo oportunidades. Além de fazer bem para o corpo e a mente, a prática esportiva, ajuda na disciplina, aumenta a autoconfiança, melhora a concentração, ensina a exercer a liderança e a lidar com a competitividade de forma positiva (aprender com a vitória e com a derrota), entre tantos outros benefícios; fim da ociosidade, mantém a mente saudável e coloca um NÃO aos vícios que corroem não só o jovem, bem como, aniquila e dizima a base familiar. Para Luiz Carlos, a disciplina é a ponte entre objetivos e realizações”. Louvável esse pensamento que torna feliz a família e consequentemente a humanidade. Em Barbacena Ângelo estudou na Escola “Adelaide Bias Fortes” e no Colégio Estadual Professor Soares Ferreira. Ele sempre se destacou na prática esportiva nas áreas de tênis e taekwondo,  trabalhando com afinco por se sentir bem, feliz e realizado.

Ele se formou em 2005 pela Escola de Sargentos das Armas de Artilharia do Exército na cidade de Três Corações. Foi Instrutor de Educação Física do Exército em 2019 na disciplina voleibol e Instrutor Desportivo junto ao Ministério da Defesa do Suriname no ano de 2020. Em 2013 se tornou monitor de Educação Física; de 2017 a 2019, Ângelo integrou a Comissão Técnica da Seleção Brasileira Militar das Forças Armadas, na especialidade volei, como coordenador logístico e auxiliar da preparação física dos atletas atuando decididamente na organização do campeonato mundial militar de volei de praia. Ângelo sempre estudou para se aperfeiçoar na área esportiva tendo concluído com sucesso e louvor o curso de voleibol pela Confederação Brasileira de Volei, nível I, II e III.

Ele é um vencedor, um orgulho para seus familiares, colegas de farda e para nós barbacenenses. Vê-lo brilhar nos orgulha. É mais um da lista de muitos. Em qualquer área que se propõe a trabalhar ele brilha e se destaca. Em 2022 foi campeão das Olimpíadas do Exercito na modalidade volei e considerado o melhor técnico da competição. Fora essa determinação esportiva ele participou dos cursos de combate na caatinga, montanha e pantanal. As cidades de Lapa/PR, Três Corações/MG e Rio de Janeiro/RJ serviram de experiência, trampolim para seu sucesso até chegar hoje ao Distrito Federal galgando vitórias e ganhando dezenas de troféus e medalhas, espalhando seu trabalho para um enorme contingente se seguidores. Parabéns Ângelo Bianchetti eu e o site barbacenaonline desejamos a você glórias e sucesso. Continue sendo esse multiplicador eficaz como você o é. Somos sabedores que você é um esposo e pai exemplar, fruto de sua educação familiar. Seus pais o ensinaram, o moldaram e o transformaram num ser virtuoso. Hoje você usufrui das qualidades de retidão, honestidade, lealdade, respeito, tolerância, justiça, humildade e muita ética.

Ângelo desenvolveu habilidades importantíssimas para se tornar um atleta de alta performance fazendo uso da persistência e motivação.  Unindo-se a elas ele utilizou-se das seguintes estratégias para ser um vencedor:

Resiliência, que consiste na capacidade de enfrentar as adversidades. Dessa forma, o atleta demonstra a habilidade de compreender o lado positivo dos acontecimentos, valorizando, assim, todas as conquistas.

Autoconhecimento, que estimula a compreensão das qualidades, bem como dos pontos fracos.

Inteligência emocional, ela ajuda o processo de tomada de decisão; auxilia a descoberta de oportunidades, filtrando as possíveis distrações. Assim, o atleta de alto desempenho conseguirá responder mais rápido aos obstáculos, prevendo com antecedência as atitudes do adversário.

Habilidade de lidar com imprevistos, isso inclui as antecipações ou os atrasos nas competições.  Sem dúvida, esses acontecimentos podem desestruturar as estratégias que foram planejadas anteriormente. É justamente por isso que desenvolver a capacidade de lidar com situações inesperadas é uma virtude indispensável para todos os atletas de alto desempenho.

Competitividade, é uma característica presente em todos os atletas. No entanto, ela deve ser estimulada de forma saudável. É natural que os atletas de alta performance se mostrem competitivos até mesmo nos treinos e, obviamente, nas competições.

Esse é um pequeno perfil do conceituado atleta e desportista Ângelo Bianchetti, que eu me acostumei a gostar e admirar. Por ser um ser virtuoso eu o parabenizo, aplaudo, saúdo, elevo e o exalto.

(Fonte: Site greenlife academia).

⚠️ A reprodução de conteúdo produzido pelo Portal Barbacena Online é vedada a outros veículos de comunicação sem a expressa autorização. 

Comunique ao Portal Barbacena Online equívocos de redação, de informação ou técnicos encontrados nesta página clicando no botão abaixo:

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Aceitar Saiba Mais